Cidades

Assassino confesso do DJ Yago Sik pode ficar até 30 anos na cadeia

Após o advogado negociar com um delegado, estudante de direito foi levado à unidade policial, onde admitiu ter matado um DJ Yago Sik com dois tiros à queima-roupa. No entanto, ele alegou que só queria 'dar um susto' no desafeto

Ana Viriato, Gabriella Bertoni - Especial para o Correio
postado em 06/07/2017 06:20
Lucas Albo é levado por agente da 5ªDP: ele já havia sido preso duas vezes por porte de arma de fogo
Assassino confesso do DJ Yago Sik, 23 anos, o universitário Lucas Albo, 22, será transferido hoje para o Complexo Penitenciário da Papuda. Ele passou a noite nas dependências do Departamento de Polícia Especializada (DPE), após ser preso em casa. Ele decidiu se entregar depois de uma longa negociação do advogado com o delegado Rogério Oliveira, chefe da 5; Delegacia de Polícia (Área Central). Em depoimento, o estudante de direito disse que não tinha a intenção de matar, mas apenas ;dar um susto;. No entanto, os investigadores trabalham com a teoria de crime premeditado.

A tese é reforçada pelas circunstâncias do crime ; ocorrido no início da manhã de domingo, no Conic, após uma festa ; e por provas colhidas nos últimos três dias. ;Houve uma briga na festa e o Lucas foi retirado da boate. Ele foi em casa e, horas depois, regressou AO cONIC. Lá, ficou esperando, na espreita, a vítima. A principal motivação, até agora, é o ciúme. Não trabalhamos com outra hipótese;, detalhou o delegado-chefe. Antes de matar Yago com dois tiros à queima-roupa ; um deles na cabeça ;, Lucas mandou dezenas de mensagens, via WhatsApp, à então namorada, com xingamentos e ameaças de morte. Os envios aconteceram entre 3h27 e 5h51 (veja imagem ao lado). Em depoimento, o acusado confirmou a autoria: ;Enviei, sim;.


[SAIBAMAIS]Enquanto mandava as mensagens, Lucas aguardava por Yago do lado de fora da festa, no corredor frontal do Conic. Assim que o DJ deixou o local, tornou-se alvo de dois tiros, sem direito à defesa. No momento, ele estava de mão dada com a namorada, Bárbara ROdrigues, que também cehgou a ser agredida por Lucas naquela noite. Ela levou dois socos do universitário. Câmeras de segurança do prédio gravaram a tocaia e o exato momento do assassinato.
Lucas Albo será indiciado por ameaça, injúria, homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e por impossibilitar a defesa da vítima. Se condenado, pode pegar de 15 a 30 anos de prisão.

Após o crime, que ocorreu às 6h de domingo, Lucas teria se escondido na casa de conhecidos em São Sebastião, onde esteve até a noite de terça-feira. Ao ser apresentado à polícia, ele chorou muito e negou o uso de qualquer tipo de entorpecente. Porém, não soube explicar como saiu do local do crime e disse não saber do paradeiro da arma.

Parado em blitz

A prisão decorreu a partir de negociação entre a Polícia Civil e o advogado de defesa de Lucas, que pediu que o acusado não passasse pela imprensa. O pai dele, Pedro José de Oliveira Neto, chegou a falar do crime com policiais militares, após ser parado aleatoriamente em uma blitz de rotina. ;Ele chorou diversas vezes. Disse que estava negociando com a Polícia Civil a entrega do filho na presença de um advogado. Nós o levamos para a 5; DP, onde foi constatado que dizia a verdade;, relatou o tenente Isaildo Cury Belino, coordenador de policiamento.

Sabendo que o pai havia sido levado para uma delegacia, enquanto policiais civis já estavam a caminho da casa onde ele mora com a família, no Jardim Botânico, Lucas teria fugido, mas, minutos depois, voltou à residência e se entregou.

Essa não foi a primeira prisão do agora assassino confesso. Tem sete passagens policiais depois de adulto (duas por porte de drogas, uma por furto em comércio e outras por disparo de arma de fogo, ameaça, corrupção de menores, porte ilegal e furto de arma). O delegado Rogério Oliveira disse que a família dele se mostrou extremamente chocada com o brutal assassinato de Yago e ajudou na negociação que resultou na nova prisão.

Protestos

Na entrada da 5; DP, amigos e familiares do DJ aguardavam o acusado. Após a constatação de que Lucas Albo havia sido preso, o sentimento era de alívio. ;A gente só quer Justiça. A prisão dele acalenta nosso coração. Que ele (acusado) não consiga fazer isso com mais ninguém. Lucas acabou com uma família sem motivo; como se a mulher fosse propriedade dele;, mencionou Cristine Rodrigues Martins Sik, madrasta de Yago. Abalado e muito emocionado, o pai do jovem não quis gravar entrevista.

Tia e madrinha da vítima, Karine Camargo segurava uma foto do sobrinho. ;Um crime bárbaro, por motivo torpe. Não foi legítima defesa. Ele teve duas horas para pensar. Foi para casa, pegou uma arma, voltou e matou meu sobrinho. Meu sobrinho só estava tentando defender uma amiga. Ele nunca aceitaria uma coisa dessas;, ressaltou Karine.

Quem conheceu Yago se refere a ele como uma pessoa de ;muita luz e boa energia; amigo e ótimo filho;. O DJ morava em Brasília havia três meses, após passar uma temporada em Pipa, no Rio Grande do Norte. O maranhense tinha o sonho de ser um DJ famoso e veio para a cidade na intenção de tocar nas maiores festas candangas. No dia da sua morte, no entanto, Yago estava apenas se divertindo com os amigos. O corpo dele foi enterrado terça-feira, no Maranhão. A missa de sétimo dia deve acontecer no fim da semana, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Lago Sul.

Picos de violência

A ex-namorada do acusado contou que, no início do relacionamento, o rapaz a tratava como ;rainha;. ;Era bonito e conquistador;, comentou. O comportamento, porém, mudou após o primeiro mês de namoro. ;Comecei a ver que ele apresentava picos de agressividade. Era violento e, depois, voltava a ser um príncipe;, contou.

Após a morte de Yago Sik, a ex-namorada de Albo entrou com um pedido de medidas protetivas de urgência ; ocorrência de Maria da Penha ; no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT). O processo tramita no Primeiro Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Brasília.
Rosto de Yago Sik com perfil escrito ao lado
Rosto de Lucas Albo, com perfil escrito ao lado

Cronograma de uma tragédia


O relato da ex-namorada de
Lucas Albo sobre a madrugada da morte de Yago Linhares Sik


23h

Lucas Albo chega à festa, no Conic, com a ex-namorada. Yago Linhares Sik já estava no local.

Print de conversa no Whastapp

2h

Lucas discute, pela primeira vez na noite, com a ex-namorada e amigos dela.


3h

Lucas sai da festa pela primeira vez. A ex-namorada o deixa em casa e retorna ao Conic.


3h27

Lucas manda uma mensagem à ex-namorada, via WhatsApp, com xingamentos. Os envios, que incluem ameaças de morte a Yago Sik e à moça, perduram até 5h51.


3h50

Lucas volta à festa, onde agride a ex-namorada. Afastado por Yago e desmaiado, após uma briga com outro amigo da moça, o rapaz é levado para fora. Após alguns minutos,
ele busca a arma do crime.


4h10

A ex-namorada pega os pertences dela no guarda-volumes da festa e decide deixar o local.


4h30

A moça vê as mensagens enviadas por Lucas Albo e alerta Yago Sik.


6h

Yago deixa a festa e é assassinado por Lucas, com dois tiros ; um deles, na cabeça.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação