Cidades

Musicalização ajuda crianças no desenvolvimento psicomotor e cognitivo

A prática musical ajuda na formação das crianças desde os primeiros anos de vida

Rodrigo Barreto*
postado em 12/07/2017 06:00
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A prática musical potencializada desde os primeiros anos de vida contribui para o desenvolvimento da criança. Profissionais se dedicam ao ensino e à produção musical infantil cada vez mais elaborados. ;A exposição precoce à música, além de facilitar a emergência de talentos ocultos, contribui para a construção de um cérebro biologicamente mais conectado, fluido, emocionalmente competente e criativo;, relata o neurologista Mauro Muszkat, no livro Música na escola.
Professor, Marcos dos Santos ministra aulas a crianças de 6 meses a 8 anos na escola Pia Máter (914 Norte). A metodologia de ensino a respeito da musicalização infantil é construída com características específicas, de modo a levar o pequeno estudante a se desafiar. ;A autonomia de a criança poder se enxergar dentro de um espaço e criar um conhecimento para si mesma faz parte da ideia proposta pelo ensino da música;, afirma.

Mireli Ribeiro aponta o crescimento da percepção de Letícia Matias, 3 anos, e destaca que é possível notar em casa o desenvolvimento que a música proporciona para a filha. ;O aprendizado cresce bastante. A música na educação infantil é fundamental, ajuda em todos os aspectos, como na fala, na coordenação motora e no desenvolvimento como um todo.;
Crianças sentadas e movendo instrumentos musicais
A mãe Ana Cláudia Pereira conta que a música ajuda na formação cognitivada filha Maria Eduarda, de 4 anos. ;Por meio da música, ela brinca, inventa e articula melhor as palavras.; Maria Eduarda não esconde o gosto pelas aulas. ;Meu instrumento favorito é o triângulo. Gosto muito de música e dos meus amigos.;

Quando estava grávida, Ana Cláudia colocava música para Maria Eduarda escutar e, ao nascer, as cantigas e sons instrumentais começaram a fazer parte do dia a dia. A iniciação musical foi introduzida a partir do momento em que começou a frequentar o ambiente escolar.

Concentração

O professor da Universidade de São Paulo (USP) Celso Favaretto comenta, no livro Música na escola, que ;a escuta exige atenção e concentração, é uma força estranha que, através de vibrações audíveis e inaudíveis, de vozes e silêncios, convoca o corpo, conecta o inconsciente;.

O ensino da música para a criança ajuda a desenvolver outras áreas de conhecimento, assegura a diretora da Pia Máter, Leila Maia. ;Existem algumas comprovações científicas de que a musicalização infantil abre janelas de oportunidade, inclusive para a ciência e para a matemática. Se podemos aprimorar o conhecimento da criança desde cedo, vamos fazer isso.;

O sensível e o cognitivo se juntam quando o ensino da música é aplicado. Essa união colabora para o desenvolvimento das variadas esferas que permeiam o crescimento. ;Tanto a coordenação motora quanto as emoções são estimuladas de forma conjunta quando a criança tem contato com a música;, explica o professor Marcos dos Santos.

A música começou para Vinicius Rodrigues aos 4 anos. Passados cinco anos desde a primeira aula, a mãe, Adriana Xavier, afirma que, dentre todos os benefícios apresentados, o mais notável é mesmo o aumento da concentração.

Trabalho em grupo

A socialização infantil também é fator determinante. Ao experimentarem juntos os diferentes tipos de instrumentos, as crianças se ajudam mutuamente. Os alunos interagem entre si e percebem que precisam um do outro para juntos alcançarem o mesmo objetivo. ;Os mais velhos ajudam os mais novos. É uma boa forma de juntar as diferentes faixas etárias;, conclui Marcos.

A falta de material infantil a respeito da cultura raiz inspirou o cantor e compositor brasiliense Marcello Linhos a produzir conteúdo musical para os pequenos. ;As crianças precisam de um conteúdo que as faça pensar, que não seja fácil de se ouvir;.

Violinha caipira foi lançado em novembro de 2016 e tem como temas o cerrado, a viola caipira e a cultura raiz do sertão. ;O objetivo do disco é apresentar para as crianças uma cultura que está à volta delas e que muitas vezes não é abordada;, esclarece Marcello.

Sugestões de livros

Música na escola

Gisele Jordão, Renata R. Allucci, Sergia Molina e Adriana Miritello Terahata.
Editora Allucci & Associados comunicações. Gratuito e disponível em www.amusicanaescola.com.br/
Aprender e ensinar música no cotidiano
Jusamara Souza. Editora Sulina. Preço médio R$ 39.

De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. Editora Unesp.
Preço médio R$ 56.

Ouvido Pensante
Murray Schafer. Editora Unesp. Preço médio R$ 60.
* Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira

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