Cidades

Ministério da Saúde entrega aparelho de radioterapia ao HUB

Segundo a secretaria de Saúde, aproximadamente 800 pacientes aguardam na rede pública para tratamento radioterapêutico

postado em 20/07/2017 13:32
O quinto acelerador linear ; utilizado em tratamento de radioterapia ; do Plano de Expansão dos Serviços de Radioterapia do Ministério da Saúde, foi entregue na tarde desta quinta-feira (20/7), no Hospital Universitário de Brasília (HUB). A previsão de início do atendimento à população é de até seis meses, tempo do cumprimento de todas as etapas obrigatórias para o funcionamento do equipamento.


As próximas fases são a montagem e testes no acelerador, contratação por concurso público e treinamento de pessoal, além da compra de insumos. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a previsão é que, em até três meses, o local esteja totalmente pronto para receber pacientes.

A obra do bunker, que abrigará o acelerador, já está em fase final. O HUB já possui, atualmente, um equipamento com capacidade para atender quatro pacientes por hora. A expectativa é o número de atendimento suba 25%, para aproximadamente cinco pacientes por hora.

Com os dois aceleradores funcionando em capacidade máxima, nos três turnos (manhã, tarde e noite), o número pode chegar a 135 atendimentos por dia. "Temos uma fila de aproximadamente 800 pessoas, o que é inaceitável. Com os próximos convênios e a entrega dos outros aceleradores, a previsão é zerar essa fila pelos próximos anos", comentou Humberto Fonseca, secretário de saúde do Distrito Federal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação