Cidades

Após vazamento de gás, quiosque pega fogo e fica destruído no Guará

Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - o gás de cozinha -, o que teria causado a destruição da lanchonete

Ricardo Faria - Especial para o Correio
postado em 27/07/2017 07:20
Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - o gás de cozinha -, o que teria causado a destruição da lanchonete
Um quiosque pegou fogo na QE 30, no Guará, na madrugada desta quinta-feira (27/7). O incêndio começou por volta das 3h, em frente ao Conjunto H. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) - o gás de cozinha -, o que teria causado a destruição da lanchonete.
[SAIBAMAIS] O proprietário, Antônio Gonçalves da Silva Neto, 44 anos, foi avisado sobre o acidente. "Recebi um telefone na madrugada, mas, quando cheguei aqui, já tinha queimado tudo", explica. Ele contou que o quiosque está instalado no local há 20 anos, sempre trabalhando com alimentação, e que é um ambiente muito frequentado por jovens e por crianças. "As famílias são o nosso público cativo. É triste, quem perde é o comércio local. Agora, é recomeçar", disse.

Jocilda Soares, mulher do proprietário, lamentou o incidente. "Nove famílias tiram o seu sustento daqui. Agora, temos que recuperar tudo o que levamos 20 anos para construir", relatou. Janilma Gonçalves, 37 anos, é funcionária do Quiosque da 30 há 16 anos e foi supreendida com a notícia. "Cheguei para trabalhar e vi essa tragédia. É uma tristeza enorme, pois trabalho aqui praticamente a minha vida inteira", contou, emocionada.

Tristeza

O incidente provocou comoção entre a vizinhança. A artista plástica Vânia Pereira, 60 anos, conta que estava pintando no momento. "Fiquei desesperada. Mas, quando cheguei ao local, não havia nada a ser feito a não ser acionar o Corpo de Bombeiros", relata. Vânia diz que o local é ótimo ponto de encontro dos moradores da quadra. "Aqui vive cheio de famílias, crianças e jovens", explica.
Mayara Franco, 31, anos frequenta o estabelecimento há 18 anos e espera que o local possa voltar a funcionar brevemente. "Eu vinha com a minha mãe aqui e, hoje, eu trago os meus filhos. É muito triste, mas tenho certeza que logo o Pastel da 30 reabrirá", torce.

Prejuízo

Dentro do quiosque, havia diversos tipos de materiais, como cadeiras e mesas de plástico, freezer, refrigerador, fogão, e quatro botijões de GLP. Por causa da grande quantidade de material acumulado em pouco espaço e do vazamento, o incêndio se propagou rápido, atingindo todo o interior do local. O prejuízo estimado pelos proprietários pode ultrapassar os R$ 300 mil. Eles desconfiam que o incêndio possa ter sido criminoso. "Foi o segundo quiosque que pega fogo em uma semana. Não é normal. Agora temos que esperar a perícia", disse Antônio.

Este é o segundo incêndio em uma semana na região administrativa do Guará. Na madrugada da quinta-feira da semana passada (20/7), o quiosque do Disk Bomba, na entrada do Lúcio Costa, foi consumido pelas chamas. Ninguém foi preso, mas a polícia acredita que possa se tratar de um ato criminoso. O caso aconteceu por volta de 1h40, quando o Corpo de Bombeiros se deslocou para atender a ocorrência.

Dos itens atingidos neste incêndio, estão: dois freezers, uma geladeira, um fogão, uma coifa, mantimentos e utensílios diversos, além de quatro botijões de GLP. A perícia foi acionada para determinar as circunstâncias.

A Polícia Civil do Distrito Federal apura as circunstâncias de ambos os casos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação