Cidades

Drone clica imagens aéreas e revela Brasília ainda mais linda vista do alto

A modernidade e a simetria das obras de Niemeyer e de Lucio Costa premiam com um espetáculo surpreendente quando vistas de cima. A tecnologia dos drones torna mais simples registrar, do céu, os monumentos que todos os dias encantam

Ana Carolina Fonseca*
postado em 01/08/2017 06:00
[FOTO987576]
Se Brasília encanta moradores e visitantes que passam pelas ruas, vista de cima é um outro tipo de espetáculo. Imagens aéreas mostram que a cidade cumpre à risca os três princípios básicos da arquitetura ; racionalidade, funcionalidade e estética. A cidade, planejada por Lucio Costa e presenteada com os traços de Oscar Niemeyer nos principais edifícios construídos na região central, dá show por todos os ângulos. Os cliques do repórter fotográfico do Correio Breno Fortes, capturados com um drone e que aparecem com frequência no Instagram do jornal (@correio.braziliense), mostram esses ângulos surpreendentes da capital.

Leia mais notícias em Cidades

É o caso do Memorial JK, com a característica estátua do ex-presidente da República, responsável pela transferência da capital do país para o Planalto Central. As imagens da Catedral não ficam atrás em beleza. ;O lugar da Catedral foi escolhido de maneira bastante destacada, é o único templo religioso na Esplanada, perto dos Poderes;, ressalta o professor da Universidade de Brasília (UnB) Cláudio Queiroz, membro do Conselho de Preservação de Brasília (Conbras). Pode não ser a mais imponente entre as catedrais mundo afora, mas é a dimensão simbólica da arquitetura que encantava Lucio Costa. A cidade é monumental não por ostentação, mas pelo significado, dizia o urbanista.

[VIDEO1]

A vista aérea da Procuradoria-Geral da República, na L4 Sul, mostra um ângulo pouco conhecido: a quinta fachada, segundo o professor Cláudio Queiroz. O teto do prédio principal é uma estrela com tirantes ; pilares ao contrário, de cima para baixo. ;Por essa estrela, todos os andares ficam pendurados e a entrada de baixo é completamente aberta;, explica. ;Por isso o Oscar é bamba, ele é um mestre;, elogia.

Os cliques dão destaque também para a quinta fachada do Memorial dos Povos Indígenas, que fica de frente para o Memorial JK. O centro do museu é parcialmente exposto, com uma cúpula levantada por três pilares. A forma, que remete à maloca redonda dos índios Yanomami, e a rampa sinuosa compõem mais uma obra-prima de Niemeyer.

Modernidade


Uma característica do projeto da capital é o toque classicista da tradição arquitetônica, na qual a simetria tinha papel importante, mas com um toque de modernidade: a simetria está no equilíbrio complexo de volumes. As tesourinhas talvez sejam o exemplo mais marcante dessa harmonia de Brasília, cidade com poucos cruzamentos, mas muitas curvas.

Na Esplanada, há também uma amostra da modernidade de Lucio Costa, o Congresso Nacional. As cúpulas da Câmara e do Senado são diferentes no tamanho e na intenção. A primeira, maior, trabalho árduo do calculista Joaquim Cardoso, que tentou tirar do papel a ideia de Costa de uma curva leve, sombreada, ;pousada; no teto. A segunda, menor, mas simbólica ; com o céu escuro, o domo do Senado é mais visível, tradução do poder elevado de ;expressão decisória e final; da Casa, segundo o professor Cláudio Queiroz.

[VIDEO3]

A capital foi reconhecida como patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1987 e, três anos depois, tombada, como conjunto urbano, pelo governo federal. O objetivo é manter o projeto urbanístico original.

Brasília é, por definição, uma cidade-parque. O verde e o marrom do cerrado e o azul da bacia do Paranoá são tão monumentais quanto as construções modernistas. A Praça dos Cristais, também vista nas fotos aéreas, é mais um exemplo da ;modernidade clássica;, com formas e curvas da arquitetura que se unem às belezas naturais do Planalto Central.

[VIDEO4]

Regras

O voo de drones deve ser homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A altura máxima permitida é de 120m de altura. O equipamento é controlado do solo por um monitor ; pode ser o do celular, por exemplo ; acoplado ao controle remoto. O tempo médio de voo é de 23 minutos.

[VIDEO5]

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação