Estudantes da UnB bloqueiam pista da L4 Norte em protesto

O grupo de estudantes faz parte do Diretório Negro, que ocupa uma sala do prédio da universidade desde segunda-feira (14/8).

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/08/2017 10:52 / atualizado em 16/08/2017 13:59

Ana Rayssa/Esp. CB/DA Press

Estudantes da Universidade de Brasília (Unb), do grupo Diretório Negro, realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (16/8) na L4 Sul, próximo à saída do Centro Comunitário. Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 7h, alguns estudantes atearam fogo em pedaços de madeira e jogaram na pista.  A polícia chegou e acionou o Corpo de Bombeiros. O fogo foi apagado e a pista foi liberada em cerca de uma hora. 

 

Leia mais notícias em Cidades

 

A reportagem esteve no local para conversar com os manifestantes, mas eles se recusaram a dar entrevista. O grupo Diretório Negro ocupa o Bloco de Salas de Aulas Sul (BSA) desde segunda-feira (14/8). As entradas do edifício estão bloqueadas com mesas e cadeiras. São várias as pautas reivindicadas pelos estudantes. Eles atuam em apoio aos quilombolas que estão em Brasília para participar de um ato na Praça dos Três Poderes, nesta quarta (16/8), às 10h, quando está prevista a análise, pelo Superior Tribunal Federal (STF), da demarcação das terras. O corte de profissionais terceirizados da universidade também é apontado como uma das razões para o protesto.  

 

Em nota, a administração da Universidade de Brasília (UnB) relatou não possuir conhecimento da manifestação dos estudantes feita nesta manhã. A pasta informou ainda que foi surpreendida com a ocupação do Bloco de Salas de Aula (BSA) Sul e que em momento algum o grupo apresentou reivindicações à Reitoria, que tentou ainda dialogar com o grupo sem sucesso.

 

Diante do silêncio dos representantes da ocupação e da não apresentação da pauta de reivindicações, o grupo foi notificado pela reitoria ontem a noite e foi pedido a imediata desocupação do espaço.

 

O BSA Sul é um prédio de extrema importância para a realização das atividades acadêmicas da UnB. Nele, estão abrigadas mais de 850 disciplinas, de diversos institutos e faculdades, que atendem a uma média diária de 3.490 estudantes.

A UnB reconhece a importância de mobilizações políticas, mas reforça que os movimentos não podem afetar as atividades da Universidade.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.