Cidades

Rollemberg ministra aula em evento preparatório para o Enem

O projeto #BoraVencer disponibiliza aulas gratuitas para alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 02/09/2017 11:17
O #BoraVencer foi criado para atender à demanda eleita na Conferência Distrital de Juventude de 2015, que pedia por oportunidades de estudo para o vestibular e o EnemEstudantes do Distrito Federal que estiverem se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem participar de aulas gratuitas do projeto #BoraVencer, idealizado pela Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança). Neste sábado (2/9), o governador Rodrigo Rollemberg ministrou parte da aula de História. Apresentando ao público como ;Professor Rodrigo;, o governador conversou com os alunos sobre a era Vargas e votação eleitoral durante 20 minutos, respondendo duas perguntas do questionário.


Formado em História, Rollemberg afirmou ter ficado com frio na barriga antes de subir no palco. ;Não trabalhei muito como professor, minha experiência é maior na área de pesquisas, mas sempre tive uma paixão muito grande por história, sobretudo da era Vargas. Falo para muitos públicos sobre temas da atualidade e do nosso governo, mas participar de uma aula para um público jovem e tão grande gerou um pequeno nervosismo;, contou.

O aulão aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre às 13h e 17h, com entrada gratuita. ;O Bora Vencer é um projeto fantástico, uma das coisas mais bonitas que estamos fazendo em Brasília. Vamos chegar ao fim do ano com mais alunos ingressando nas universidade públicas do que no Sistema Socioeducativo, isso é um dado muito simbólico que mostra a importância de projetos como esse para democratizar o acesso dos alunos da rede público em nossas universidades;, destacou.

O tema do encontro foi ciências humanas, abordando, além de história, conteúdo de filosofia, sociologia e geografia. Para este semestre estão previstas, ainda, aulas de Redação e Matemática, no dia 30/09, e Ciências da Natureza, em 8 de outubro. Desde 2016, quando o projeto foi instaurado, já foram dados 13 aulões e dois cursos intensivos, que atenderam 22 mil estudantes. Desses, 759 foram aprovados em universidades públicas do DF.

Transporte gratuito

No dia da aula, a Secriança vai disponibilizar transporte gratuito antes e depois do encontro. O ônibus parte da plataforma inferior ;A; (ao lado do Box A17) da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Centro de Convenções, das 11h às 14h. E faz o caminho de volta (Centro de Convenções-Rodoviária) ao final do aulão. O Enem 2017 será aplicado em dois domingos: 5 e 12 de novembro.
Meio ambiental

Durante a manhã, Rollemberg participou do lançamento do projeto Como Pode um Peixe Vivo, no Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo I. O projeto do governo de Brasília vai reunir 25 órgãos para recuperar rios, riachos, ribeirões e córregos das bacias hidrográficas do Distrito Federal. Entre as propostas, estão ações de pesquisa, fiscalização e replantio de mudas nas margens dos afluentes do Lago Paranoá. O objetivo é recuperar áreas degradadas, acabar com pontos de esgoto clandestino e com casos de poluição das águas.
O lançamento do Como Pode um Peixe Vivo faz parte da programação da Virada do Cerrado. Com o tema Cuidando das Águas

Para marcar a inauguração do projeto, começou a ser produzido uma série de documentários sobre as bacias hidrográficas do DF. O resultado será exibido em um longa metragem no 8; Fórum Mundial da Água. O evento, que é o maior encontro mundial com o objetivo de debater recursos hídricos, ocorrerá entre 18 e 23 de março de 2018, com previsão de mais de 30 mil representantes de pelo menos 100 países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação