Cidades

Ex-governador Joaquim Roriz deve receber alta na segunda-feira

Roriz deixou a UTI e com rápida recuperação, deve ser liberado na segunda-feira após duas cirurgias consecutivas para amputação da perna direita

Otávio Augusto
postado em 02/09/2017 12:01
Roriz passou por duas cirurgias em um curto período de tempo
A mais recente avaliação do quadro de saúde do ex-governador Joaquim Roriz é otimista. Neste sábado (2/9), a equipe médica que acompanha o político no Hospital do Coração do Brasil, na Asa Sul, informou aos familiares que Roriz deverá receber alta na próxima segunda-feira (4/9). Sem sangramentos ; o que é considerado essencial para cicatrização ; e se alimentando, Roriz passou a noite bem, após deixar a UTI.

Por ter passado por duas cirurgias em um intervalo de tempo curto, a preocupação era que a recuperação ficasse comprometida. Há uma semana, Roriz amputou dois dedos por complicação da circulação sanguínea, decorrente do diabetes. Na quarta-feira passada, retornou para o centro cirúrgico para ampliar o procedimento e retirou a perna direita. Há mais de uma década, o político goiano que fez história no DF tem a saúde delicada.
Aos 81 anos, Roriz se submeterá, após a recuperação, a um processo de reabilitação, com fisioterapia para o implante de uma prótese. A avaliação médica é de que, se tudo correr bem, ele poderá andar normalmente. Os médicos consideram que o político tem uma boa recuperação, que o quadro clínico é estável e com grandes chances de alta. Depois do corte na perna, os médicos apostam que o ex-governador terá melhor qualidade de vida, já que as feridas sem cicatrização, por causa do diabetes, causavam muita dor.
[SAIBAMAIS]
Doente renal crônico há mais de uma década, Roriz tem de se submeter a sessões diárias de hemodiálise para filtrar o sangue. Em 2014, chegou a entrar na fila para o transplante de rim, mas não pôde ser submetido à cirurgia porque não tinha condições de saúde para fazer o procedimento. Em 2015, ele passou mal em casa e, por causa da isquemia cardíaca, passou por um cateterismo. Além disso, cinco anos atrás, teve de implantar três pontes de safena.

Carreira política

Roriz é o governador que por mais tempo chefiou o Palácio do Buriti: 14 anos em quatro mandatos não consecutivos. Ficou conhecido pela doação de lotes em áreas públicas e a criação de cidades como Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, entre outras. Do núcleo político de Roriz, saíram outros líderes, como o também ex-governador José Roberto Arruda. Ao deixar a vida pública, lançou as duas filhas e a mulher como candidatas. Atualmente, apenas Liliane tem mandato.

Roriz mantém uma vida reclusa desde as eleições de 2010, quando teve de sair do páreo e colocar a mulher, Weslian, em seu lugar, por causa da Lei da Ficha Limpa. A ex-primeira-dama ainda conseguiu levar a disputa para o segundo turno, mas acabou derrotada por Agnelo Queiroz. Joaquim Roriz não participa de eventos públicos desde 2015, quando recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação