Chuva chegará ao DF a partir da semana que vem, diz Inmet

Ventos do oceano trazem umidade para as regiões centrais do país e alivio para a estiagem brasiliense

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/09/2017 18:44 / atualizado em 12/09/2017 23:25

Minervino Junior/CB/D.A Press
 
 
Os dias de clima seco e umidade baixa estão contados no Distrito Federal. Pelo menos é o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, a expectativa é que na semana que vem as precipiações comecem a dar as caras na capital.
 

Quem saiu de casa nesta terça-feira (12/9) já notou algo diferente no ar de Brasília. O vento aumentou e chegou com um pouco mais de umidade, diminuindo levemente a sensação térmica.

Apesar de a umidade ter ficado por volta dos 18%, bem pouco acima dos 17% da terça-feira da semana passada, a expectativa é de melhora nos próximos dias. Até lá, porém, o brasiliense ainda terá de lidar com os sintomas da seca. Contudo, a sensação térmica será amenizada pelos ventos, que chegam ao DF até essa sexta-feira (15/9).

Segundo o Inmet, a culpa da alteração climática é de um sistema de alta pressão no oceano, que está funcionando como um ventilador, empurrando o ar mais úmido para o centro do país. A região sudoeste tem sentido esses efeitos de forma mais intensa, onde a temperatura chegou a 6ºC em alguns momentos da semana.

As primeiras chuvas serão fortes, porém pontuais, aponta o Inmet. Apesar de rápidas, elas podem vir acompanhadas de trovoadas, raios e até queda de granizo. 
 
* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.