Cidades

Chuva chegará ao DF a partir da semana que vem, diz Inmet

Ventos do oceano trazem umidade para as regiões centrais do país e alivio para a estiagem brasiliense

Daniel Marques Vieira*
postado em 12/09/2017 18:44
Brasilienses mal esperam a hora de tirar o guarda-chuvas do armário
Os dias de clima seco e umidade baixa estão contados no Distrito Federal. Pelo menos é o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, a expectativa é que na semana que vem as precipiações comecem a dar as caras na capital.

Quem saiu de casa nesta terça-feira (12/9) já notou algo diferente no ar de Brasília. O vento aumentou e chegou com um pouco mais de umidade, diminuindo levemente a sensação térmica.

Apesar de a umidade ter ficado por volta dos 18%, bem pouco acima dos 17% da terça-feira da semana passada, a expectativa é de melhora nos próximos dias. Até lá, porém, o brasiliense ainda terá de lidar com os sintomas da seca. Contudo, a sensação térmica será amenizada pelos ventos, que chegam ao DF até essa sexta-feira (15/9).

Segundo o Inmet, a culpa da alteração climática é de um sistema de alta pressão no oceano, que está funcionando como um ventilador, empurrando o ar mais úmido para o centro do país. A região sudoeste tem sentido esses efeitos de forma mais intensa, onde a temperatura chegou a 6;C em alguns momentos da semana.

As primeiras chuvas serão fortes, porém pontuais, aponta o Inmet. Apesar de rápidas, elas podem vir acompanhadas de trovoadas, raios e até queda de granizo.
* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação