Cidades

Regiões do DF que estão fora do racionamento enfrentam falta de água

Segundo a Caesb, cortes são pontuais, e Planaltina, Sobradinho e Brazlândia continuam fora do plano de racionamento

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 13/09/2017 18:51
Cabeceira do Barrocão, córrego que abastece parte de BrazlândiaDevido à seca, moradores de Planaltina, Sobradinho e Brazlândia, regiões administrativas mantidas fora do cronograma de rodízio de água, enfrentam problemas de abastecimento nas últimas semanas. Segundo a população, diferentemente das outras regiões com data definida para enfrentar o racionamento, os cortes nessas cidades ocorrem sem hora marcada, impossibilitando que os moradores se preparem. Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), as regiões não foram incluídas no racionamento.


A radialista Marília Moraes, 38 anos, afirma que o problema atinge Brazlândia desde a semana passada. "Entendemos a situação da crise hídrica. O problema é que outras cidades são notificadas, enquanto nós não temos uma programação. Somos pêgos de surpresa", conta. Em Planaltina, o microempreendedor Bart Almeida explica que o problema começou nessa terça-feira (12/09). "O que ouvimos falar é que a Adasa liberou o corte, mas a Caesb não explica se estamos ou não em racionamento", reclama.

[SAIBAMAIS]Por meio da assessoria de comunicação, a Caesb informou que, em Brazlândia, eventuais faltas de água foram pontuais e por algumas horas, tendo em vista a dificuldade de captação no Córrego Barrocão, que abastece a cidade. "A Adasa, a Emater e a Caesb estão monitorando rios, ribeirões e córregos dessa região, de forma a controlar a captação por parte dos irrigantes e, dessa forma, evitar a necessidade de inclusão de novas cidades no rodízio, além daquelas que já estão no racionamento. Se tiver de incluir qualquer outra área no rodízio, a Caesb vai anunciar com pelo menos três dias de antecedência".

Planaltina, Sobradinho e Brazlândia estão fora do racionamento por serem abastecidas por captações menores. No começo de setembro, São Sebastião e Fercal, abastecidos por poços tubulares profundos e captações superficiais, foram incluídos no rodízio de abastecimento. Segundo a Caesb, a inclusão ocorreu devido à expressiva redução da água com a estiagem no DF.

Alteração

Nesta quarta-feira (13/09), a Caesb não realizou o rodízio de água programado para alguns condomínios do Jardim Botânico ; San Diego, Jardim Botânico I, Jardim Botânico V, Solar de Brasília, Mansões Califórnia, Condomínio Lago Sul, Jardins do Lago Quadra 01, Estância Jardim Botânico, Mirante das Paineiras, Parque e Jardim das Paineiras, Portal do Lago Sul e Ville de Montagne. O corte da região será feito nessa sexta-feira (15/09) para que a empresa possa fazer manutenção no sistema de abastecimento.

A Caesb realizará um serviço de manutenção de registro numa rede da Asa Sul. Para isso, será necessário interromper o bombeamento da elevatória do Lago Sul, comprometendo a disponibilidade de água para o Jardim Botânico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação