Rotary Club organiza encontro com foco no meio ambiente

Evento realizado pela rede promove conscientização sobre a natureza e contará com atividades para toda a família

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/09/2017 06:03 / atualizado em 14/09/2017 18:51

Rotary Club/Divulgação

A rede Rotary Club do Distrito Federal e Entorno promove, no próximo domingo (17/9), um dia de atividades centradas na preservação do meio ambiente. O evento se trata da primeira edição do RotaFam e será realizado na Fazenda Lagoa Bonita, em Planaltina (DF). 

Entre as atrações, estão exposições de carros antigos e motocicletas, plantação de mudas de árvores, apresentação de animais exóticos e brincadeiras educativas para crianças. O objetivo é orientar a comunidade sobre agricultura sustentável e cuidados com a natureza.

Segundo o organizador do evento, Ataíde Barreto, o dia promoverá a interação entre famílias ligadas a Rotary Clubs do DF, Goiás e Tocantins, pessoas vinculadas ao Projeto Rondon e demais interessados em assuntos voltados ao meio ambiente.
 
“Todas as famílias do Rotary prestam serviços comunitários. Esse encontro anual já ocorreu outras duas vezes, mas, sob o nome de RotaFam, é o primeiro. Queremos despertar na população a atenção ao nosso tema do ano, a preservação da natureza”, afirma.

Outros destaques da programação são um almoço de confraternização com música ao vivo, passeios e montaria em cavalos e búfalos, e a chegada de praticantes de voo livre, que decolarão da Rampa do Paraná, em Formosa (GO), e aterrissarão na fazenda.

De acordo com o assessor de relações públicas da Associação de Voo Livre de Brasília, a entidade esteve em outras duas edições de eventos promovidos pelo Rotary Club. “Em 2015, conseguimos voar com três crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Foi uma experiência única. E o que mais agrada aos praticantes, além da possibilidade de voar, claro, é poder voar e encantar simultaneamente. Esse é o pagamento que a gente tem”, relata.

Cerca de 600 pessoas são esperadas ao longo do dia. Para Antônio Zeferino dos Santos, coordenador do Grupo Internacional de Rotarianos Motociclistas (IFMR), que marcará presença no evento, a ação promoverá o companheirismo entre os presentes. Ele acrescenta que o coletivo colocará motos de até 20 anos atrás em exposição.

“Os motociclistas do IFMR e de outra turma sairão de Sobradinho e da Asa Norte para se encontrar lá. Só não poderemos levar ninguém para dar uma volta devido à falta de equipamentos, mas a ideia de andar se divertindo e passear com os amigos, lema do grupo internacional, estará presente”, diz.


Ações humanitárias


Renata Vianna, presidente do Rotary Club Brasília 5 de Dezembro - responsável pelo RotaFam, conta que o clube é um dos 32 existentes na seccional que engloba o DF e uma parte de Goiás e do Tocantins. Ela explica que a organização reúne profissionais e empreendedores que sejam líderes nas áreas em que atuam e tenham interesse na prestação de serviços humanitários.

“Qualquer pessoa pode participar de um dos clubes do DF. O mais importante é que o rotariano tenha condições de doar tempo para elaborar e manter os projetos realizados. Por isso enfatizamos essa questão da liderança, porque trabalhamos com projetos grandes que não podem morrer depois que a atuação do grupo no local terminar”, explica.

Ainda segundo Renata, o principal objetivo da rede é reunir interessados na prática de ações que, por meio do ensino e da promoção das condições necessárias, sejam mantidos pelos próprios beneficiados.

O organizador do RotaFam, Ataíde Barreto, complementa dizendo que o evento de domingo permitirá que parceiros da entidade ajudem na divulgação dos projetos cujo tema seja o meio ambiente. “As atrações que levaremos são realizadas por parceiros que trabalham voluntariamente conosco na captação de donativos para campanhas voltadas à natureza. Essa com foco na preservação de nascentes e manutenção dos mananciais é extremamente importante e se trata da nossa bandeira internacional para este ano”, finaliza.

Serviço


RotaFam
Data: domingo, 17/9
Horário: a partir das 11h
Local: Fazenda Lagoa Bonita, Planaltina (DF) - ao lado da Embrapa
Valor: R$ 25 (ingresso individual, com almoço incluso. Crianças de até 7 anos não pagam)
Censura livre
 
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.