Cidades

Rotary Club organiza encontro com foco no meio ambiente

Evento realizado pela rede promove conscientização sobre a natureza e contará com atividades para toda a família

Jéssica Eufrásio*
postado em 14/09/2017 06:03
Entidade desenvolve atividades humanitárias em campos como saúde, meio ambiente, educação e desenvolvimento econômico
A rede Rotary Club do Distrito Federal e Entorno promove, no próximo domingo (17/9), um dia de atividades centradas na preservação do meio ambiente. O evento se trata da primeira edição do RotaFam e será realizado na Fazenda Lagoa Bonita, em Planaltina (DF).

Entre as atrações, estão exposições de carros antigos e motocicletas, plantação de mudas de árvores, apresentação de animais exóticos e brincadeiras educativas para crianças. O objetivo é orientar a comunidade sobre agricultura sustentável e cuidados com a natureza.

Segundo o organizador do evento, Ataíde Barreto, o dia promoverá a interação entre famílias ligadas a Rotary Clubs do DF, Goiás e Tocantins, pessoas vinculadas ao Projeto Rondon e demais interessados em assuntos voltados ao meio ambiente.
;Todas as famílias do Rotary prestam serviços comunitários. Esse encontro anual já ocorreu outras duas vezes, mas, sob o nome de RotaFam, é o primeiro. Queremos despertar na população a atenção ao nosso tema do ano, a preservação da natureza;, afirma.

Outros destaques da programação são um almoço de confraternização com música ao vivo, passeios e montaria em cavalos e búfalos, e a chegada de praticantes de voo livre, que decolarão da Rampa do Paraná, em Formosa (GO), e aterrissarão na fazenda.

De acordo com o assessor de relações públicas da Associação de Voo Livre de Brasília, a entidade esteve em outras duas edições de eventos promovidos pelo Rotary Club. ;Em 2015, conseguimos voar com três crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Foi uma experiência única. E o que mais agrada aos praticantes, além da possibilidade de voar, claro, é poder voar e encantar simultaneamente. Esse é o pagamento que a gente tem;, relata.

Cerca de 600 pessoas são esperadas ao longo do dia. Para Antônio Zeferino dos Santos, coordenador do Grupo Internacional de Rotarianos Motociclistas (IFMR), que marcará presença no evento, a ação promoverá o companheirismo entre os presentes. Ele acrescenta que o coletivo colocará motos de até 20 anos atrás em exposição.

;Os motociclistas do IFMR e de outra turma sairão de Sobradinho e da Asa Norte para se encontrar lá. Só não poderemos levar ninguém para dar uma volta devido à falta de equipamentos, mas a ideia de andar se divertindo e passear com os amigos, lema do grupo internacional, estará presente;, diz.


Ações humanitárias


Renata Vianna, presidente do Rotary Club Brasília 5 de Dezembro - responsável pelo RotaFam, conta que o clube é um dos 32 existentes na seccional que engloba o DF e uma parte de Goiás e do Tocantins. Ela explica que a organização reúne profissionais e empreendedores que sejam líderes nas áreas em que atuam e tenham interesse na prestação de serviços humanitários.

;Qualquer pessoa pode participar de um dos clubes do DF. O mais importante é que o rotariano tenha condições de doar tempo para elaborar e manter os projetos realizados. Por isso enfatizamos essa questão da liderança, porque trabalhamos com projetos grandes que não podem morrer depois que a atuação do grupo no local terminar;, explica.

Ainda segundo Renata, o principal objetivo da rede é reunir interessados na prática de ações que, por meio do ensino e da promoção das condições necessárias, sejam mantidos pelos próprios beneficiados.

O organizador do RotaFam, Ataíde Barreto, complementa dizendo que o evento de domingo permitirá que parceiros da entidade ajudem na divulgação dos projetos cujo tema seja o meio ambiente. ;As atrações que levaremos são realizadas por parceiros que trabalham voluntariamente conosco na captação de donativos para campanhas voltadas à natureza. Essa com foco na preservação de nascentes e manutenção dos mananciais é extremamente importante e se trata da nossa bandeira internacional para este ano;, finaliza.

Serviço


RotaFam
Data: domingo, 17/9
Horário: a partir das 11h
Local: Fazenda Lagoa Bonita, Planaltina (DF) - ao lado da Embrapa
Valor: R$ 25 (ingresso individual, com almoço incluso. Crianças de até 7 anos não pagam)
Censura livre
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação