Cidades

Redemoinho arranca tendas de igreja e destelha casas no Cruzeiro Velho

Força dos ventos impressionou moradores do bairro, mas não houve feridos. Uma das estruturas levantadas pela rajada ficou presa em uma árvore

postado em 19/09/2017 18:26
[FOTO1020446]
Moradores da Quadra 10 do Cruzeiro Velho se assustaram com um redemoinho de grandes proporções que atingiu o local por volta das 13h desta terça-feira (19/9). A ventania repentina levantou duas tendas de uma igreja evangélica, que caíram em cima de casas da região. As duas residências tiveram telhados e vitrais danificados com o impacto. Apesar da força dos ventos, ninguém se feriu.

[SAIBAMAIS] O analista de sistemas Lúcio Chaves, 56 anos, e a esposa, Beth Chaves, não estavam no local no momento em que a estrutura metálica quebrou o telhado da casa onde moram. "Tomamos um susto muito grande. Nesse horário, costumamos ficar na cozinha com minha neta", relata. O casal havia saído e recebeu a ligação de uma vizinha, avisando sobre os estragos.
A força da ventania também impressionou o pastor Lúcio Flávio Rezende, responsável pela igreja que teve as estruturas arrancadas pelo redemoinho. "Geralmente, chamo até quatro pessoas para levar a lona de um lugar para o outro. É muito peso. Nunca vi um redemoinho tão forte", impressiona-se. Uma das tendas ficou presa em uma árvore, o que levou a Administração Regional do Cruzeiro a deslocar uma equipe para o local.
O sacerdote levou seis outros integrantes da comunidade religiosa para auxiliar nos reparos das casas atingidas. "Dá para trocar as telhas rapidamente. Houve apenas perda material", avalia o pastor. Ele estima o prejuízo em cerca de R$ 500.

Redemoinhos

Apesar dos estragos no Cruzeiro Velho, essas rápidas ventanias costumam ser inofensivas, afirma a meteorologista Maria das Dores Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). ;Quando a temperatura no solo sobe muito rápido, cria-se um pequeno sistema de baixa pressão. Então, entra uma rajada de vento que , geralmente, só levanta poeira;, explica a especialista. Há um mês, um grande redemoinho assustou quem passava pelo Eixo Monumental, mas sem causar maiores danos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação