Publicidade

Estado de Minas

Encontro Gastrô premia os melhores restaurantes e chefs do ano

Evento no Centro de Convenções do Brasil 21 revelou as 35 categorias de destaque da gastronomia brasiliense


postado em 20/09/2017 20:15

O gerente Célio de Freitas e o chef Rony Peterson, do Gero: Melhor Restaurante de Brasília por Encontro Gastrô Brasília (foto: Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
O gerente Célio de Freitas e o chef Rony Peterson, do Gero: Melhor Restaurante de Brasília por Encontro Gastrô Brasília (foto: Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)

A movimentada gastronomia da capital federal foi o tema da grande noite de terça-feira (19/9), na entrega da quinta edição do prêmio Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2017 e lançamento do mais completo anuário especializado da cidade. Com festa no Centro de Convenções do Brasil 21, o maior evento gastronômico do DF anunciou os melhores restaurantes e profissionais que marcaram a cena no último ano, e serviu para confraternização de empresários, chefs de cozinha e personalidades da sociedade. 
 
 
Coube aos mestres de cerimônia – o humorista Bruno Berg e o diretor-geral da revista Encontro, André Lamounier –, anunciar os resultados das 35 categorias premiadas, começando pela seção de Diversão. O campeão de Bar/Botequim foi o IVV SwineBar, endereço que se especializou em comidinhas à base de carne de porco e carta de vinhos despojada. Já em Lanches e Guloseimas, a Novidade do Ano foi o Páprica Burger, negócio que conquistou o mercado com sanduíches artesanais servidos em um contêiner. 
 
“Todo prêmio voltado para reconhecer o trabalho do setor, e em especial no caso da Gastrô, dos profissionais, é muito benvindo”, comemorou Rodrigo Freire, presidente da Abrasel e sócio-proprietário dos restaurantes Oliver e Baco, ambos coroados na noite. “É um setor muito sofrido de trabalho e de pouco reconhecimento. Esse tipo de iniciativa acaba servindo muito como estímulo para o crescimento da qualidade do mercado”, lembrou o empresário, que ganhou duas placas, de Melhor Cozinha Variada (Oliver) e Melhor Pizzaria (Baco).
 
Detentor pelo segundo ano consecutivo do título de Melhor Chef de Brasília, Marcelo Petrarca, responsável pelo Bloco C e pelo Inverso Restaurante, não escondeu a animação e aproveitou para frisar, mais uma vez, o trabalho dos funcionários que o acompanham: “A equipe espera pelo prêmio e nós usamos isso para valorizar o time. Nós comemoramos muito com eles”, disse, antes de receber o quarto prêmio em apenas dois anos e meio de funcionamento do seu primeiro restaurante. “Ganhar é muito bom!” 
 
Estreante na cidade, Wilian Mateus recebeu a patente de Chef Revelação pelo trabalho à frente do Limoncello Ristorante, que ganhou ares contemporâneos desde a chegada do cozinheiro goiano. “Será um diferencial, especialmente em Brasília. Para mim e para o restaurante também”, declarou.
 
Enquanto isso, os prêmios mais aguardados ficaram para o final. A melhor cozinha de Brasília foi disputada também pelo Bloco C e pelo Taypá, que arrebatou ainda Cozinha do Mundo, mas foi o italiano Gero que levou o posto. Na sequência, foi o chef André Castro quem subiu ao palco para receber a placa que sinalizava o Authoral como Restaurante Revelação de Brasília. “É um ano de trabalho, mas para uma empresa é pouco ainda”, afirmou o empreendedor, para lembrar em seguida que, justamente por isso, a premiação carrega gosto mais especial. “Traz uma euforia positiva. Significa que todos estão olhando para nós com carinho”, completou André Castro.
 
Encontro Gastrô Brasília, uma publicação dos Diários Associados, tem 228 páginas e traz, além dos perfis dos 35 premiados deste ano, mais de 650 endereços de estabelecimentos da capital, de bares e grandes restaurantes, passando por cafeterias, gelaterias, pizzarias, padarias. O anuário poderá ser encontrado nas principais bancas de revistas da cidade. 

Capa da revista lançada na noite de terça-feira, no Brasil 21: quinta edição do maior anuário de gastronomia de Brasília(foto: Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)
Capa da revista lançada na noite de terça-feira, no Brasil 21: quinta edição do maior anuário de gastronomia de Brasília (foto: Raimundo Sampaio/Esp. Encontro/DA Press)

Os premiados

Confira a listra dos 35 vencedores de Encontro Gastrô – O Melhor de Brasília 2017

Diversão

BAR/BOTEQUIM
IVV SwineBar

BALADA
Bamboa

CARTA DE DRINQUES
BalcoNY 412

CARTA DE CERVEJAS
Bar Godofredo

NOVIDADE DO ANO/DIVERSÃO
Na 15 Bar

Lanches e Guloseimas

BUFÊ DE FESTA
Renata La Porta

CAFETERIA
Ernesto Cafés Especiais

CONFEITARIA E SALGADOS
Casa de Biscoitos Mineiros

CREPERIA
Crêpe Royale

HAMBÚRGUER
Madero

PADARIA
La Boulangerie

SORVETERIA/GELATERIA
Fabrizzio Gelato Italiano

NOVIDADE DO ANO/LANCHES E GULOSEIMAS
Páprica Burger

Sabores Regionais

ÁRABE
Marzuk

COZINHA BRASILEIRA
Mangai

COZINHA DO MUNDO
Taypá

JAPONÊS
New Koto
 

Boa Mesa

BUFÊ SELF-SERVICE

BierFass

CHURRASCARIA
Fogo de Chão

COZINHA LIGHT/SALADA
Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável

FEIJOADA
Lake’s Restaurante

PEIXES/FRUTOS DO MAR
Coco Bambu

PIZZARIA
Baco Pizzaria

Alta Gastronomia

BISTRÔ
Piantas

CARNE/PARRILLA
Otro Parrilla

CARTA DE VINHOS
Dom Francisco

COZINHA CONTEMPORÂNEA
Grand Cru

COZINHA VARIADA
Oliver

FRANCÊS
L’Entrecôte de Paris

ITALIANO
Trattoria da Rosario

Profissionais

MELHOR CHEF
Marcelo Petrarca (Bloco C)

CHEF REVELAÇÃO
Wilian Mateus (Limoncello)

MELHOR SOMMELIER
Joaldo dos Santos Lima (Dom Francisco da 402 Sul)

Restaurantes

RESTAURANTE REVELAÇÃO
Authoral

MELHOR RESTAURANTE DE BRASÍLIA
Gero

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade