Cidades

Reservatório de Santa Maria atinge pior nível da história

Após quatro meses de estiagem, reservatório chegou a 31,7% de sua capacidade nesta quarta-feira (20/9)

Ana Carolina Fonseca*, Fernando Jordão
postado em 20/09/2017 20:41
Reservatório de Santa Maria em maio do ano passado
O reservatório de Santa Maria, um dos responsáveis pelo abastecimento do Distrito Federal, atingiu nesta quarta-feira (20/9) o nível mais baixo de sua história: 31,7%. O do Descoberto, por sua vez, fechou o dia com 20,9%. O pior registro para ele foi 18,85%, verificado em 13 de janeiro deste ano.

Diante desse grave cenário, o superintendente de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Rafael Mello, ressaltou a importância de os brasilienses continuarem economizando água para evitar que o racionamento seja intensificado. "Em setembro do ano passado, o reservatório de Santa Maria estava com um nível em torno de 40%. É uma diferença grande. A população tem colaborado e esperamos que continue para que não tenhamos que aumentar as restrições", afirmou.

Mello também destacou as obras que estão sendo realizadas para garantir o abastecimento do DF, mesmo em casos de estiagem prolongada, como a vivenciada atualmente, com quatro meses sem chuva. Entre essas obras, estão as de captação do Lago Paranoá que, na previsão do superintendente, devem ser concluídas no próximo mês. "Estamos passando por um período muito crítico, mas também de oportunidades. Algumas obras que estavam paradas estão acontecendo. O que vai resolver a crise é a chuva", avaliou. "O que vai nos dar segurança daqui para frente são as obras que estão sendo executadas", completou.

As chuvas, aliás, ainda não devem chegar ao DF nesta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chances de precipitação nesta quinta-feira (21/9) variam de 30% a 45%. Na próxima semana, elas devem cair, mas ainda em regiões isoladas.
*Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação