Termômetros marcam 37,3ºC: a mais alta temperatura já registrada no DF

Segundo o Inmet, a marca foi medida na estação de Águas Emendadas. Umidade relativa do ar chega a apenas 11% e não há previsão de chuvas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/10/2017 15:39 / atualizado em 15/10/2017 16:27

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press

Pelo terceiro dia consecutivo a capital federal registrou recorde de calor. Neste domingo (15/10), os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram 37,3ºC, a maior temperatura já registrada no Distrito Federal. O calor e a secura devem continuar por pelo menos mais uma semana. Para acentuar a sensação de fornalha, a umidade relativa do ar caiu bruscamente. O Inmet registrou a mínima de 11%. A combinação fez com que o órgão declarar estado de alerta. 
 

A temperatura recorde foi registrada na estação meteorológica de Águas Emendadas, distante 55km do Plano Piloto. Na área central, a temperatura chegou a 35ºC, e a umidade ficou em 13%. O Gama marcou a menor umidade relativa do ar: 11%. Há 11 dias sem chuva, o clima deve manter a mesma tendência nesta semana. 

Para os próximos dias, o clima deve permanecer quente, seco, com ventos fracos e temperaturas máximas na casa dos 35°C. Faz dois anos que a cidade não registra temperaturas semelhantes às que ocorreram na última semana. O recorde de calor, segundo gráficos históricos do Inmet, ocorreu em 18 de outubro de 2015, quando os termômetros alcançaram 36,4ºC.

Aqueles que gostam de temperaturas mais amenas devem se preparar, alerta a meteorologista Maria das Dores de Azevedo. “Há uma massa de ar quente e seco instalada no DF. A tendência é que esse fenômeno eleve ainda mais as temperaturas e a secura”, destaca.
 
Apesar de os números assustarem, é difícil dizer que a máxima deste domingo é a maior da história. "Em alguns locais não tínhamos termômetros, mas realmente está muito quente", conclui a especialista. Na última sexta-feira (13/10), o DF registrou 35ºC. No sábado (14/10), a temperatura chegou a 34,8ºC. 
 

Sem chuvas 


A meteorologista é cautelosa ao prever chuvas. Existe uma possibilidade de pancadas no fim do mês, mas o Inmet ainda apura se ela vai se confirmar. “Nesta semana, não choverá pelo menos até sexta-feira. Com a massa de ar seco instada no DF a formação de nuvens fica prejudicada”, explica Maria das Dores. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
Antonio
Antonio - 15 de Outubro às 17:07
Esse inmet sabe nada, até a semana passada tinha previsão de chuva para o dia 20, agora já não tem mais?