Cidades

Termômetros marcam 37,3ºC: a mais alta temperatura já registrada no DF

Segundo o Inmet, a marca foi medida na estação de Águas Emendadas. Umidade relativa do ar chega a apenas 11% e não há previsão de chuvas

Otávio Augusto
postado em 15/10/2017 15:39
Calor chega aos 37,3ºC: a maior temperatura já medida no DF

Pelo terceiro dia consecutivo a capital federal registrou recorde de calor. Neste domingo (15/10), os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcaram 37,3;C, a maior temperatura já registrada no Distrito Federal. O calor e a secura devem continuar por pelo menos mais uma semana. Para acentuar a sensação de fornalha, a umidade relativa do ar caiu bruscamente. O Inmet registrou a mínima de 11%. A combinação fez com que o órgão declarar estado de alerta.

A temperatura recorde foi registrada na estação meteorológica de Águas Emendadas, distante 55km do Plano Piloto. Na área central, a temperatura chegou a 35;C, e a umidade ficou em 13%. O Gama marcou a menor umidade relativa do ar: 11%. Há 11 dias sem chuva, o clima deve manter a mesma tendência nesta semana.

Para os próximos dias, o clima deve permanecer quente, seco, com ventos fracos e temperaturas máximas na casa dos 35;C. Faz dois anos que a cidade não registra temperaturas semelhantes às que ocorreram na última semana. O recorde de calor, segundo gráficos históricos do Inmet, ocorreu em 18 de outubro de 2015, quando os termômetros alcançaram 36,4;C.

Aqueles que gostam de temperaturas mais amenas devem se preparar, alerta a meteorologista Maria das Dores de Azevedo. ;Há uma massa de ar quente e seco instalada no DF. A tendência é que esse fenômeno eleve ainda mais as temperaturas e a secura;, destaca.
Apesar de os números assustarem, é difícil dizer que a máxima deste domingo é a maior da história. "Em alguns locais não tínhamos termômetros, mas realmente está muito quente", conclui a especialista. Na última sexta-feira (13/10), o DF registrou 35;C. No sábado (14/10), a temperatura chegou a 34,8;C.

Sem chuvas


A meteorologista é cautelosa ao prever chuvas. Existe uma possibilidade de pancadas no fim do mês, mas o Inmet ainda apura se ela vai se confirmar. ;Nesta semana, não choverá pelo menos até sexta-feira. Com a massa de ar seco instada no DF a formação de nuvens fica prejudicada;, explica Maria das Dores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação