Cidades

Polícia detém grupo que furava poço artesiano próximo ao Descoberto

Prática é recorrente em fins de semanas, afirma capitão que participou do flagrante. Local fica próximo de reservatório que teve novo recorde negativo

postado em 15/10/2017 22:37
Empresa que fazia perfuração deve responder por infração ou mesmo crime ambiental
Quatro funcionários de uma empresa que perfurava um poço artesiano na região do Descoberto foram detidas no fim da tarde deste domingo (15/10). Policiais militares do Batalhão Rural Oeste flagaram a ação após denúncias de moradores. O local fica em Área de Proteção Ambiental, próximo a nascentes que abastecem o sistema Descoberto. O reservatório atingiu, nesta tarde, a marca de apenas 12,1% do volume útil disponível para uso, um alerta nesta crise hídrica.

[SAIBAMAIS]Os policiais encaminharam os quatro acusados à 24; Delegacia de Polícia (Setor O). A Polícia Civil os liberou em seguida, e o caso deve ficar a cargo da Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente (Dema). Houve também a apreensão dos três caminhões usados pelo grupo.

Crimes ambientais como esse são mais comuns em fins de semana, avalia o capitão da PM Rafael Branquinho, que esteve na ação. ;Proprietários de terra e empresas combinam as perfurações com antecedência, para que ocorram em dias com menor fiscalização;, explica.

Furar poço artesiano sem autorização é infração ambiental. A multa para reincidentes pode chegar a R$ 10 mil. Caso haja risco de poluição de lençóis freáticos ou nascentes, a infração se torna crime, cuja pena chega a seis meses de detenção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação