Cidades

Chamas já consumiram 18 mil hectares do Parque da Chapada dos Veadeiros

O incêndio na área de visitação foi controlado, mas, brigadistas trabalham no combate às chamas de uma área em Alto Paraíso (GO)

postado em 16/10/2017 13:46

Fogo intenso na mata: a reabertura da Chapada dos Veadeiros para visitação ainda não está definida

Um levantamento preliminar indica que 18 mil hectares dos 240 mil hectares totais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foram consumidos pelo fogo. O incêndio na área de visitação foi controlado, mas, brigadistas agora trabalham no combate às chamas de uma área recém incorporada ao local, localizada em Alto Paraíso (GO). A reabertura do local para visitação ainda não está definida.

[SAIBAMAIS]Na área de visitação, equipes monitoram o local para um controle mais cuidadoso de novos focos de incêndios. "O monitoramento é em virtude da temperatura alta, umidade baixa e ventos fortes. Esses elementos são propícios para o retorno de focos, por isso vamos continuar a vistoriar essas áreas", detalhou o chefe do parque Fernando Pattagiba.

Cerca de 50 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se revezam entre o monitoramento da área de visitação e o local do novo foco de incêndio. "Ainda contamos com apoio dos bombeiros, prefeitura e voluntários", detalhou Pattagiba.

Incêndio

O fogo começou na tarde da última quarta-feira (11/10). Distante 220 quilômetros do Distrito Federal, o parque é um dos principais destinos turísticos dos brasilienses nos fins de semana e feriados. O fluxo esperado para o feriado era de 2 mil visitantes, mas, devido à persistência das chamas, a diretoria preferiu interromper as visitas para a segurança de todos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação