Cidades

Após desembarque, Rollemberg exonera secretário indicado pelo PDT

Chefe da pasta era indicado pelo presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle. Marlene Azevedo assume interinamente o cargo

postado em 17/10/2017 09:52
Gomes assumiu o cargo em agosto do ano passado, quando Valle, então secretário, decidiu concorrer à presidência da Câmara Legislativa
O governador Rodrigo Rollemberg exonerou Gutemberg Gomes do cargo de secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal. A demissão está publicada no Diário Oficial do DF desta terça-feira (17/10). A saída de Gomes, que havia sido indicado pelo presidente da Câmara Legislativa, o pedetista Joe Valle, ocorre menos de uma semana depois de o PDT desembarcar do governo.

[SAIBAMAIS]Este é só mais um capítulo na crise entre o partido de Valle e Rodrigo Rollemberg. No domingo (15), o secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, preferiu deixar o PDT para permanecer no cargo. Em entrevista ao Correio, ele afirmou que o convite para ficar na pasta partiu do governador.

No anúncio da saída do PDT do governo, a legenda prometeu colocar à disposição todos os cargos preenchidos por indicação política. Na reunião, o presidente regional da sigla, Georges Michel, atribuiu a ruptura à dificuldade de diálogo com Rollemberg e falhas na gestão. ;Tomamos a decisão de ter independência para nos posicionarmos. O GDF tem falhado na concretização do plano de governo. Com essa decisão, ficamos livres para realizar as cobranças;, colocou.

A secretaria, que engloba quatro subsecretarias de áreas diferentes, era loteada de cargos indicados pelo PDT. O próprio Joe Valle chefiou a pasta entre 2015 e 2016, e só deixou o posto para concorrer à presidência da Câmara Legislativa. À época da saída, em junho do ano passado, as rusgas entre ele e Rodrigo Rollemberg aumentaram, culminando na ruptura entre o partido e o governo.
Em entrevista coletiva nesta manhã, o governador não disse o porquê da exoneração, mas prometeu que nomeará um novo secretário, definitivo, a partir de "critérios técnicos". Rollemberg comentou, porém, sobre a cisão entre a agremiação e o GDF. "O PDT já vinha votando em desacordo com o governo, como no caso do Instituto Hospital de Base e na reestruturação da previdência", assinalou. O chefe do executivo também não descartou desmembrar a secretaria em pastas diferentes.
Com a saída de Gomes, entra, interinamente, Marlene Azevedo, até então secretária adjunta de Desenvolvimento Social. Procurado, o PDT não se pronunciou sobre a exoneração em si, apenas reforçou que, desde a saída do partido do governo, os cargos estão à disposição de Rollemberg.
Com informações de Ana Maria Campos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação