Cidades

Projeto coloca área rural de Planaltina na rota do turismo do DF

No Circuito Rajadinha é apresentada a produção local e os visitantes têm a oportunidade de adquirir produtos com preços mais acessíveis, além de saborear um café colonial

Thiago Soares
postado em 20/10/2017 11:00

Na propriedade de José Luiz Freiman são cultivadas mais de 100 variedades de plantas
Produtores do Núcleo Rural Rajadinha, em Planaltina (DF), abrem as portas de suas propriedades até 15 de novembro para receberem visitantes. A ação de turismo rural faz parte do Circuito Rajadinha, uma iniciativa desenvolvida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). O objetivo é mostrar a produção local e possibilitar aos turistas adquirirem produtos com valores mais acessíveis.

Leia mais notícias em Cidades

No total, participam do projeto 11 produtores que trabalham principalmente com o cultivo de plantas ornamentais. A propriedade de José Luiz Freiman é uma das integrantes da rota. Ele e a família produzem mais de 100 variedades de plantas. "Nosso trabalho é com paisagismo em jardins, eventos, entre outros. Fazer parte desse circuito contribui para que nossos produtos sejam ainda mais divulgados. É um prazer receber os visitantes", diz.


Nesse núcleo rural também há produtores que trabalham com pássaros exóticos e agricultura orgânica. Em uma das propriedades é possível experimentar um agradável café colonial, além de iorgutes artesanais preparados na Sítio Florida. O produtor Arnoldo Castiglioni conta que o atrativo é essencial para divulgar a produção local. "Sou agricultor desde 1979 e começamos a servir o café em 1997. Os bolos, pães, sucos e queijos são todos produzidos na chácara".

O circuito


O projeto surgiu em 2014 com o intuíto de explorar o turismo rural e a produção local. As histórias de cada produtor e as formas de cultivo são apresentadas pelas próprias famílias. De acordo com a gerente da Emater em Planaltina, Bruna Beleosoff, uma característica do circuito é ser formado por pequenas propriedades da agricultura familiar. "Elas são assistidas pela Emater na questão produtiva e organizamos o projeto quando percebemos que a região tinha potencial para o turismo e seria uam forma de complementar a renda dessas famílias. De lá pra cá, observamos que tem pessoa que saí da cidade para comprar direto do produtor ou apenas para conhecer a área rural", conta a especialista.

As visitas podem ser agendadas, inclusive para grupos, no escritório da Emater em Planaltina. O Núcleo Rural Rajadinha fica a aproximadamente 40 quilômetros de Planaltina, pela DF-130, e a 60 quilômetros do Plano Piloto, via BR-020 (saída para Sobradinho) ou DF-001.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação