Cidades

Bombeiros do DF ajudam a combater incêndio na Chapada dos Veadeiros

O incêndio de grandes proporções já consumiu 35 mil hectares do Parque. Ao todo, mais de 200 pessoas estão envolvidas na operação de combate às chamas

postado em 22/10/2017 22:52

Fogo já consumiu 14% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Homens do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal estão na Chapada dos Veadeiros ajudando no combate ao fogo que consome o Parque Nacional. Quatro viaturas também foram disponibilizadas para os trabalhos. A equipe do DF chegou na sexta-feira e a previsão é que fique dez dias na Chapada, dependendo da evolução do incêndio.

[SAIBAMAIS]De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as chamas já consumiram aproximadamente 35 mil hectares do Parque. Ao todo, mais de 200 pessoas estão envolvidas na operação de combate às chamas. Brigadistas do ICMBio e do Ibama, bombeiros do estado do Goiás e do DF e voluntários de municípios próximos ao parque lutam para extinguir o fogo. Do DF, são 20 homens especializados em combates a incêndios. Aviões-tanque, helicópteros e turbo sopradores também estão sendo utilizados na ação.

De acordo com o boletim do ICMBio de hoje, as principais frentes de combate ao incêndio se localizam perto do Córrego dos Ingleses, onde, se não tivesse combate, o incêndio teria ameaçado estruturas administrativas do parque e no Jardim de Maytreia, importante ponto turístico da região. O fogo atravessou a rodovia GO-239, que liga Alto Paraíso a São Jorge, provocando problemas de visibilidade e colocando a vida dos motoristas em risco.

Ainda segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio pode ter sido causado intencionalmente, e a baixa umidade relativa do ar aumenta o potencial destrutivo da queimada.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está fechado até segunda ordem. As chamas também atravessaram a rodovia GO-239, que liga Alto Paraíso a São Jorge. Os motoristas que passarem próximo ao local devem manter atenção redobrada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação