Cidades

Com reservatório a 9%, Caesb entrega plano de racionamento de dois dias

Documento que prevê período corte de água de 48 horas está sob análise da Adasa

postado em 23/10/2017 21:29
Reservatório do Descoberto chegou a 9% nesta segunda: pior nível da história
No mesmo dia em que a Barragem do Descoberto chegou ao menor índice da história, com 9% do volume últil, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) apresentou um plano de enfrentamento à crise hídrica. O documento, que segue para aprovação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) prevê racionamento de dois dias seguidos, além de mais um período de estabilização de até 48 horas.

Leia mais notícias em Cidades

Ainda não há definição de quando a Adasa responderá e a partir de que dia a nova medida de racionamento será implantada. A agência afirma que tem interesse em analisar o plano a ser entregue pela Caesb o mais rapidamente possível. A diretoria e os técnicos estão mobilizados para dar agilidade ao processo, segundo a estatal, mas uma resposta final vai depender do grau de detalhamento do plano. A Adasa pode, por exemplo, pedir informações adicionais, se considerar necessário.
Em entrevista ao programa CB.Poder nesta segunda-feira, o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, falou sobre a crise hídrica e sobre os riscos de a companhia ter de adotar o segundo dia de racionamento semanal no Distrito Federal. ;Estamos muito perto disso, no limiar do fim da seca e do começo da chuva. Estamos fazendo um esforço tremendo porque sabemos o transtorno que isso pode causar. Não é bom para ninguém, mas, se for necessário, nós vamos adotar o segundo dia de rodízio;, disse.


Irrigação de canteiros suspensa

Para reduzir ainda mais o consumo de água, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) suspendeu serviços de irrigação em canteiros do Distrito Federal e nos prédios de órgãos públicos, incluindo o Palácio do Buriti.
Irrigação de canteiros pela Novacap está suspensa

Crise hídrica

[SAIBAMAIS]O primeiro sinal da gravidade da crise hídrica que atinge o DF veio em novembro do ano passado, quando a Adasa emitiu uma resolução permitindo que a Caesb iniciasse um plano de racionamento de 24 horas que poderia ser aumentado, progressivamente, caso ocorresse agravamento na situação de escassez de água dos reservatórios.

Em 16 de janeiro, o rodízio de abastecimento de água foi instaurado e, em um primeiro momento, atingiu apenas regiões abastecidas pelo Descoberto, como Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Gama. Com quedas contínuas no nível do reservatório de Santa Maria, em 27 de fevereiro, as áreas abastecidas pela bacia, como Plano Piloto, Lago Sul, Cruzeiro e Sudoeste, também entraram no esquema.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação