Cidades

Crescimento urbano e poluição espantam pássaros das cidades do DF

Passarinho que tem o nome científico Passer domesticus anda sumido das ruas de Brasília. Especialistas afirmam que a escassez se deve à crescente expansão urbana e consequente diminuição de áreas verdes

Renata Nagashima*
postado em 12/11/2017 08:00
Os passarinhos mais comuns de serem encontrados nos centros urbanos estão sumindo das ruas de Brasília. São as aves popularmente conhecidas como ;pardais;,mas que tem o nome científico Passer domesticus, da família dos Passeridae. Essa espécie foi introduzida no Brasil há mais de 100 anos e hoje está presente em todo o território nacional.

Há algum tempo, os pardais eram encontrados nos mais diversos pontos da cidade, mas com a crescente expansão urbana e a diminuição de espaços verdes, é notável o declínio da sua presença.

Especialistas afirmam que o desaparecimento desses pássaros do meio urbano é consequência das mudanças que vem acontecendo no ecossistema. Segundo a médica veterinária do Zoológico de Brasília Paula Luiza Nóbrega, o aumento da construção de edificações mais altas em Brasília dificultam a reprodução dessa espécie.

;Os pardais constroem seus ninhos em ambientes mais baixos, como os telhados das casas. Como a urbanização de Brasília tem mudado bastante com novos projetos arquitetônicos e construções de muitos prédios, os pardais ficaram sem espaços para fazerem seus ninhos;, explica a especialista em aves. ;Além disso, acredito que a melhoria nos serviços de limpeza urbana também influencia no escasseamento da ave porque ela se alimenta também de lixo e, resíduos de comida;, considerou.

Paula Luiza explicou, ainda, que outra hipótese é a introdução de espécies invasoras, que agora disputam território e expulsam os pardais. ;Algumas espécies que vieram para Brasília e outras que possivelmente foram introduzidas por humanos, como o cardeal-do-nordeste, representam uma ameaça e acabam expulsando os pardais;, esclareceu.

De acordo com a médica veterinária, apesar de não serem vistos nas áreas comuns da cidade, os pardais não desapareceram. ;Quando se sentem ameaçados, esses pássaros procuram áreas mais verdes, como aqui no zoológico, onde ainda é possível encontrar muitos. Essa espécie é como um indicador biológico de área verde;, frisa a veterinária.


Despercebidos

Apesar do desaparecimento gradual dos pardais passar despercebido para muitas pessoas, a aposentada Maria Eunice dos Reis, 65 anos, sente falta dos passáros que costumavam visitar sua residência, no Guará. ;Eu percebi que com o tempo eles foram sumindo, não só os pardais, mas outras espécies também, ainda mais depois que começaram essa expansão aqui na região, com muitos prédios altos;, constata a aposentada.

Para ela, os animais eram símbolo de alegria. ;Eles deixaram saudades, porque alegravam meus dias e meu jardim. Hoje os comedouros e caixas que serviam de ninho estão abandonadas, não há mais canto ou movimentação entre as árvores;, fala. ;Eu amava cuidar deles, eram minha companhia do dia a dia. Colocava comida e quando caiam ou se machucavam eu cuidava deles até poderem voar de novo;, relembra saudosa.

A médica veterinária Paula Luiza Nóbrega diz que o retorno dos pardais para o centro urbano não é algo simples e depende de uma série de mudanças. ;Para os pardais voltarem, precisaria haver expansão das áreas verdes. Estão preferindo buscar alimento em local mais afastado porque a cidade não apresenta segurança para eles;, explica.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação