Cidades

Candidatos do Encceja relatam erro no local de prova divulgado pelo Inep

Três candidatos lotados em Samambaia descobriram que o Inep havia alterado o local da prova poucos minutos antes do início do exame

Hellen Leite
postado em 19/11/2017 12:55

O Inep alega que os candidatos foram avisados previamente das alterações nos locais de prova

Candidatos que se inscreveram para a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) neste domingo (19/11) temem ser prejudicados por um erro no cartão de inscrição. Eles alegam que não foram avisados de alterações no local de prova pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Até a noite de ontem, Rafaelle Mirelle de Oliveira, de 29 anos, tinha certeza que faria a prova para obter o certificado do ensino médio no Centro de Ensino Fundamental 404 de Samambaia. No entanto, foi surpreendida ao chegar no local indicado e descobrir que o seu nome estava, na verdade, na lista de uma escola da Asa Sul. ;Eu conferi minha inscrição ontem à noite e estava aparecendo Samambaia, mas eu moro na Asa Norte. Achei estranho, mas mesmo assim vim;, conta a Rafaelle.

Após a confusão, os Rafaelle, e mais dois candidatos com o mesmo problema, conseguiram fazer a prova usando cartões-resposta reservas, mas estão com medo de serem prejudicados na hora da correção. ;Da noite por dia eles trocarem o horário de prova, assim é difícil;, comenta Raffaelle.

[SAIBAMAIS]A mudança no local de prova também pegou de surpresa o escritor Pedro Valente, de 18 anos. Morador da Asa Sul, e preocupado com a distância e imprevistos, ele optou por chegar a Samambaia ainda no sábado e se hospedar em um hotel, perto da escola. ;Ontem, eu saí de casa em torno das 16h, vim de ônibus por causa da greve dos metroviários, planejei tudo com antecedência;, detalha. Segundo o escritor, ele gastou ao menos R$ 140 com hospedagem e comida pra ficar perto do local da prova.

Cartão de inscrição sinalizava que a prova seria realizada em Samambaia. Candidatos só descobriram alteração minutos antes do início do exameValente conta que procurou o Inep e tentou transferir o local da prova. ;Eu questionei o Inep, tentei modificar esse empecilho. Liguei para a Secretaria de Educação e fui enviado para uns dez setores distintos, todos disseram que não podiam resolver o problema e eu acabei aceitando;. Paulo Roberto Dias da Silva, de 36 anos, também diz que não foi notificado da alteração. ;Fomos prejudicados com essa mudança e ficamos abalados psicologicamente;, relata.


Ao Correio, o Inep informou que os candidatos que tiveram os locais de prova alterados foram avisados previamente por e-mail e SMS e negou que tenha feito mudanças súbitas de locais de prova. Segundo o Instituto, os candidatos que conseguiram fazer a prova, mesmo que com cartões-resposta reservas, terão as provas corrigidas normalmente.

Encceja

Mais de 1,5 milhão de pessoas que ainda não concluíram os cursos do ensino fundamental e médio se inscreveram para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, que acontece neste domingo, em dois turnos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), este ano serão 301.583 participantes do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação