Cidades

Grupo católico protesta contra exposição no Museu Nacional da República

No ato, os participantes rezavam em frente a uma imagem de Nossa Senhora de Fátima; produção da mostra nega qualquer imagem ofensiva

postado em 19/11/2017 17:30

grupo católico protesta contra exposição em frente ao Museu Nacional da República

Um grupo de católicos fez um protesto em frente ao Museu Nacional da República contra exposição Contraponto, da coleção de Sérgio Carvalho, no último sábado (18/11). No ato, os participantes rezavam em frente a uma imagem de Nossa Senhora ed Fátima. O Movimento Legislação e Vida também fez uma petição on-line para o Governo do Distrito Federal, em que pede o cancelamento da mostra.

O pedido é para que a exposição seja retirada do Museu, caso a mostra contenha obras que desdenhem "publicamente o objeto de culto religioso". A sentença foi retirada do art. 208 do Código Penal. No documento, o grupo diz que a "cada dia temos visto uma ofensiva contra os princípios e valores cristãos em nosso país, através de manifestações artísticas que agridem a fé de milhões de brasileiros".

Além disso, eles também repudiam um dos artistas da exposição, Antônio Obá, que em outro caso, realizou uma performance que ralou a imagem de Nossa Senhora Aparecida e jogou o pó restante em cima do próprio corpo nu.

No entanto, segundo a produtora da exposição, Daiana Dias, nenhuma das obras que foram informadas e repudiadas pelo movimento estão presentes na exposição. Para ela, o protesto teria sido sem fundamento algum. "Eles foram até o local e constataram isso (que as obras não estavam presentes), mas mesmo assim mantiveram o movimento", reclamou.

Quanto ao repúdio contra Antônio Obá, Daiana acredita que possa haver uma perseguição contra o artista. "Ele faz parte da coleção, da exposição, mas as obras a que eles (manifestantes) se referem, não fazem parte da exposição", explicou. A produtora disse também que chegou a conversar com as autoridades e com as instituições cristãs, mas que nenhuma apoiava o movimento, e que a Cúria, inclusive, desconhecia a manifestação. "Nem consigo entender o motivo da manifestação. Se não existem os elementos que estão sendo levantados dentro da mostra, a gente não consegue definir o que motivou".

Exposição

A exposição Contraponto segue aberta ao público até 25 de fevereiro de 2018, na Galeria 2 do Museu Nacional da República. Com curadoria da historiadora Tereza de Arruda, a mostra foi concebida com obras da Coleção Sérgio Carvalho. Este acervo é composto por mais de 1,9 mil obras de 164 artistas brasileiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação