Cidades

Hemocentro espera aumentar estoque no Dia Mundial do Doador de Sangue

Hemocentro receberá bandas e corais para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste sábado. Estoques precisam ser reforçados no fim de ano, um dos períodos mais críticos

Fernanda Soraggi*
postado em 25/11/2017 08:00
Gabriel e Roberta: ele doa com frequência e ela precisou de doação quando criança, em razão de uma pneumonia

No Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado este sábado, o Distrito Federal está em alerta. Segundo a Fundação do Hemocentro de Brasília, o período de seca costuma influenciar a baixa no número de doadores, assim como ocorre em feriados prolongados e em meses de férias. Mesmo fora dessas épocas, a fundação afirma que dificilmente os estoques conseguem se manter em um nível considerado ideal, motivo pelo qual se mantém de portas abertas e incentiva o gesto de cidadania por parte dos brasilienses.

Para celebrar a data, o Hemocentro ficará aberto aos doadores das 7h às 18h e receberá bandas, corais e até barbeiros à disposição de quem quiser cortar o cabelo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é recomendado que o número de doadores de um país esteja entre 3% a 5% da população. No Brasil, no entanto, esse índice não chega a 2%. No país, é proibida a doação remunerada, daí a importância dos voluntários. Relatório mais recente publicado pela Organização Pan-Americana de Saúde, de 2015, mostra que 61,25% dos doadores do país são voluntários e 38,75% de reposição ; pessoas que doam para determinado paciente.

Gabriel Dias, 20 anos, estudante de engenharia de redes em comunicação, faz parte do grupo que doa voluntariamente. ;Não custa nada ficar lá uma ou duas horas. Com isso, você pode ajudar até quatro pessoas;, conta. ;Eu via meu pai doar quando era pequeno e achava isso sensacional. Era doido para me tornar adulto logo e poder doar também;, completa.

Leia também: Aprovados do concurso dos Bombeiros do DF organizam mutirão de doação de sangue

Incentivo


A bióloga Roberta Frescura, 35, esteve do outro lado. Ela sofreu uma grave pneumonia aos 2 anos de idade e precisou de transfusão de sangue. ;Eu precisei de mais de oito litros de sangue no mês em que passei internada no hospital;, relata. Ela conta que, à época, foi um desafio encontrar doadores. ;Não existia telefone celular, os meus familiares saíram as ruas, foram às casas dos conhecidos e dos vizinhos para pedir doação de sangue;, diz. Depois de adulta, tornou-se doadora assídua durante muito tempo. Hoje, por estar abaixo do peso mínimo, ela não pode mais doar, mas continua a reforçar a importância do ato.

O gerente do ciclo do doador do Hemocentro, João Rogério Cardoso, afirma que doar sangue deveria fazer parte de um estilo de vida. ;O sangue é o nosso principal comunicador, tudo que acontece no nosso organismo aparece no nosso sangue;, observa. O alerta para a doação ganha ainda mais relevância no fim do ano. ;É a época que tem mais acidentes, por isso, é importante que as pessoas doem;, afirma Cardoso.


No DF, o único hemocentro público é o localizado no Plano Piloto, na Asa Norte. O personal trainer Iran Botafogo, 28, é doador voluntário e defende que outros sejam criados nas demais regiões administrativas. ;As pessoas têm que sair da cidade satélite para ir doar. Isso prejudica muito, por conta da locomoção;, opina.

[SAIBAMAIS]Para incentivar a doação de quem mora em locais mais distantes, o hemocentro disponibiliza vans para buscar grupos de doadores em locais distantes da fundação. É o caso de estudantes do Colégio La Salle de Águas Claras, que, desde 2015, doam sangue como parte de um trote solidário. A professora de biologia Ana Carolina Boccucci disse que teve a ideia durante uma aula sobre o sistema cardiovascular. ;Acompanho a todos durante todo o processo. Até seguro a mão se for necessário, para dar coragem;, comenta.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer


Como doar

  • Requisitos para os doadores
  • Boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar formulário de autorização)
  • Pesar acima de 50kg
  • Apresentar documento oficial com foto em bom estado
  • Ter dormido por pelo menos 6h no dia anterior à doação
  • Não ter praticado exercícios físicos 12 horas anteriores à doação
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
  • Não ter feito endoscopia nos últimos 6 meses
  • Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses
  • Evitar fumar duas horas antes da doação.
  • O Hemocentro fica aberto das 7h às 18h, de segunda a sábado. Informações pelo número 3327-4447 ou pelo site www.fhb.df.gov.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação