Cidades

Justiça autoriza funcionamento do Instituto Hospital de Base

Os 20 desembargadores consideraram constitucional a lei que cria o Instituto do Hospital de Base (IHBDF) . A previsão é de que o IHBDF passe a funcionar em janeiro de 2018.

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 25/11/2017 08:43
A previsão é de que o Instituto do Hospital de Base passe a funcionar em janeiro de 2018
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) acatou recurso do Executivo local e determinou, por unanimidade, a liberação do funcionamento do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF). Dessa forma, consideraram constitucional a lei que cria o IHBDF. A decisão foi tomada na terça-feira (21/11). Os desembargadores consideraram improcedentes duas ações que questionavam a constitucionalidade da criação do instituto.

Em decisão anterior, o magistrado Daniel Eduardo Branco Carnacchioni, da 2; Vara da Fazenda Pública do DF, mudou a natureza jurídica do IHBDF de ;serviço social autônomo; para ;fundação pública com personalidade jurídica de direito privado;, em resposta a uma ação do Sindicato dos Médicos (SindMédico). Essa medida suspendeu o funcionamento do IHBDF, obrigando o instituto a se submeter à lei de licitações para fazer compras e a abrir concurso público para contratações.
Para ajuizar a ação, o SindMédico havia argumentado contra a natureza jurídica de serviço social autônomo conferida pelo estatuto, que permitia realizar contratações sem observar os princípios aplicados ao serviço público de proceder licitação e concurso.
No entanto, a Justiça voltou atrás e admitiu a constitucionalidade da Lei Distrital n. 5.988 de 2017, que regulamenta o instituto. Com isso, o IHBDF pode iniciar os serviços, sem necessidade de licitação e concurso.

Segundo o GDF, o instituto deve trazer mais dinâmica a administração do Hospital de Base e conferir autossuficiência aos administradores na reposição de insumos e de mão de obra. O acesso continuará totalmente público e gratuito, e os órgãos de controle como o Ministério Público e o Tribunal de Contas farão as fiscalizações.

Funcionamento em janeiro

A previsão é de que o Instituto do Hospital de Base passe a funcionar em janeiro de 2018. O estatuto já está aprovado e registrado. Agora, a Secretaria de Saúde trabalha na aprovação do regimento interno, do regulamento próprio de compras e aquisições, do regulamento próprio de contratações e do contrato de gestão.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação