Cidades

Previsão do tempo: dia amanhece com sol, mas deve chover à tarde

Inmet prevê chuva sobre o DF nesta terça-feira, apesar do sol desta manhã. Tempo deve ficar ainda mais fechado a partir de quarta-feira

postado em 28/11/2017 07:37
Sol amanheceu entre nuvens. Calor e umidade, juntos, devem causar chuvas à tarde
Ao sair de casa, lembre-se de levar um guarda-chuva. Apesar de o sol brilhar entre poucas nuvens nesta manhã, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta terça-feira (28/11) é de chuvas a partir da tarde. E, a partir de quarta-feira (29/11), o tempo no Distrito Federal vai ficar ainda mais chuvoso.


[SAIBAMAIS]Com o sol até meados da tarde, a temperatura pode chegar aos 29;C. No início da manhã, os termômetros do DF marcaram 19;C. A brisa fresca, mesmo considerada fraca, ajudou a dar a sensação de frescor ao brasiliense.

A previsão de chuva segue, ao menos, até o início de dezembro. Isso confirma o bom volume de chuva registrado para novembro. Segundo o Inmet, somente neste mês, foram acumulados 255 milímetros até a segunda-feira (27/11), mais do que os 231 mm esperados para o período.

Crise hídrica longe de acabar


Apesar das chuvas, o volume dos reservatórios do DF segue crítico, o que preocupa o brasiliense para a próxima época de estiagem. Por isso, o governador Rodrigo Rollemberg decretou mais 180 dias de situação de emergência.

Na prática, a medida dá ao Governo do Distrito Federal a possibilidade de fazer compras sem licitação e receber repasses do Governo Federal. Além disso, o decreto publicado no Diário Oficial do DF atribui à Adasa a responsabilidade de definir qualquer plano de restrição e contingência no uso das águas.

Entre domingo e segunda-feira (26 e 27/11), o nível do reservatório do Descoberto subiu 0,3 ponto percentual, de 6,4% a 6,7%. O sistema Santa Maria registrou ligeiro aumento, de 21,9% a 22%, o que coloca a barragem dentro da cota esperada para novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação