Publicidade

Estado de Minas

Previsão do tempo: calor e pancadas de chuva abrem a semana no DF

Por causa do calor, Inmet prevê pancadas de chuva no DF nesta segunda-feira. Previsão é de tempo nublado e chuvoso a partir de quarta-feira


postado em 04/12/2017 08:00

Sol apareceu entre nuvens na manhã desta segunda-feira. Tempo volta a ficar encoberto a partir de quarta-feira, indicam meteorologistas do Inmet(foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Sol apareceu entre nuvens na manhã desta segunda-feira. Tempo volta a ficar encoberto a partir de quarta-feira, indicam meteorologistas do Inmet (foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Começa mais uma semana de chuvas no Distrito Federal. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de apenas pancadas isoladas nestas segunda e terça-feira (4 e 5/12), mas, a partir de quarta-feira (6/12), o tempo vai fechar e ficar bastante chuvoso.

O calor e a alta umidade, que varia entre 95% e 55%, fazem com que chova à tarde. Nesta segunda-feira, os termômetros marcam 25°C nas horas mais quentes do dia. A temperatura aumenta na terça-feira, com máxima prevista para 27°C.

A partir de quarta-feira, porém, uma frente fria que chega da região sudeste encontra, sobre o DF, uma massa quente e úmida vinda do Norte do Brasil. Prato cheio para chuvas contínuas e derrubada na temperatura, que não passará dos 24°C, segundo o Inmet.

Confirmando as previsões de um dezembro chuvoso, a crise hídrica no DF tem algum alívio. Os volumes nas barragens, porém, continuam críticos. No domingo (3/12), o nível do Descoberto fechou em 9,8%, a oitava alta consecutiva. O sistema Santa Maria se manteve estável, em 22,7%. Confira as regiões atingidas pelo racionamento.

Chuva requer cuidados ao volante


Com as pistas molhadas, o motorista precisa redobrar os cuidados ao volante. O condutor deve, durante as chuvas, ligar os faróis do carro e manter distância segura dos veículos da frente. Além disso, o Detran/DF recomenda não ultrapassar os 60km/h enquanto chover.

Para evitar aquaplanagem, evite pisar na embreagem quando passar por um fio de água. E, claro, não prossiga caso perceba que o nível da água acumulada sobre a pista ultrapasse metade da roda do seu carro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade