Cidades

Ibram apreende 70 galos de briga encontrados no Lago Oeste

Animais, mantidos em gaiolas e caixas individuais, corresponderam à segunda maior apreensão de galos de briga do ano no Distrito Federal

postado em 15/12/2017 22:50
Galos eram mantidos em cubículos individuais e utilizados em brigas com apostas
Agentes de fiscalização do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) apreenderam 70 galos de briga de dois criadores clandestinos na tarde desta sexta-feira (15/12). Os animais eram utilizados para rinhas que aconteciam no Lago Oeste. Os dois responsáveis pelas aves foram presas e encaminhados à Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema).



Os fiscais foram à região para investigar denúncias sobre caça de animais e encontraram uma casa em que dezenas de galos eram mantidos para serem usados em combates. A apreensão foi a segunda maior do tipo neste ano no Distrito Federal, segundo o Ibram.

Segundo a gerente de fiscalização de fauna e recursos pesqueiros do Ibram, Karina Torres, além dos galos, os funcionários do órgão encontraram medicamentos, gaiolas, bisturis e um tambor no formato de octógono, dentro do qual os animais eram colocados para brigar.

"Eles são animais extremamente territorialistas. Por estarem nesse espaço reduzido, a tendência é de que eles se atraquem. Além disso, é comum encontrarmos remédios nesses lugares. Eles auxiliam tanto na recuperação quanto para aumentar o vigor das brigas", explica Karina.

Por se tratarem de crimes de menor potencial ofensivo, os dois homens, um de 22 e outro de 69 anos, encaminhados à Dema e apresentados como donos das aves assinarão termos circunstanciados e poderão responder em liberdade. Os responsáveis geralmente recebem multas administrativas e a pena costuma ser convertida em ações alternativas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação