Cidades

Previsão do tempo: volume de chuvas diminui na penúltima semana do ano

Tempo deve ficar mais aberto a partir desta segunda-feira, indica previsão do Inmet. Quantidade de chuva diminui, mas volta a aumentar antes do Natal

postado em 18/12/2017 08:10
Sol apareceu em meio a poucas nuvens nesta manhã. Há previsão de pancadas isoladas
Uma semana boa para sair ao ar livre e apreciar as luzes de Natal espalhadas por Brasília. Depois de chuvas intensas por todo o Distrito Federal, o tempo vai se abrir nestes dias que antecedem o feriado. Ainda assim, deve chover pouco em algumas áreas nesta segunda-feira (18/12), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


Com mais sol, a temperatura aumenta. À tarde, os termômetros marcam 28;C, tendência que se mantém ao longo da semana. Por causa do tempo mais aberto, a umidade do ar pode cair de 95% para 40% nas horas mais quentes.

Isso não significa, porém, o fim da estação chuvosa que aliviou o brasiliense em meio à crise hídrica. Ainda de acordo com o Inmet, as chuvas volumosas, como as que caíram no fim de semana, voltam antes do feriado. "As primeiras previsões indicam que vai chover no Natal", afirma o meteorologista Mamedes Luiz Melo.

O Inmet mantém, inclusive, a previsão de que dezembro deste ano atinja ou supere a média estimada para o mês, que é de 246 milímetros. Até domingo (17/12), havia chovido 198,8 mm, o equivalente a 80.8% do total esperado para os 31 últimos dias do ano.

Nível do Descoberto registra aumento recorde em uma semana


O alto volume de chuvas na semana passada levou o nível do reservatório do Descoberto a pular da marca de 10,6% da capacidade a 17,1% em sete dias. Esse é o maior aumento semanal desde o agravamento da crise hídrica, em dezembro do ano passado.

[SAIBAMAIS]Também houve melhora no nível do sistema Santa Maria. A barragem localizada no Parque Nacional de Brasília fechou a semana em 26,1%, aumento de 2,7 pontos percentuais em sete dias.

Com esses valores, ambas as barragens apresentam volume acima da meta estipulada pela Adasa para o mês. A agência estipulava 11% da capacidade no Descoberto e 24% no Santa Maria.

Ainda assim, não dá para dizer que a crise hídrica está perto do fim. O racionamento está mantido, sem previsão de acabar. Confira as cidades com abastecimento interrompido nesta segunda-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação