Cidades

Documentário que enaltece amor por Brasília estreia no Cine Brasília

Entre a decisão de construir a nova capital e o projeto ser concluído, a obra recebeu críticas de todos os tipos, tanto da imprensa quanto de políticos e da população. Essa foi a inspiração dos criadores do filme exibido ontem. Na plateia, ilustres convidados, os pioneiros

Walder Galvão*
postado em 22/12/2017 06:00
Alguns dos primeiros trabalhadores e moradores da cidade prestigiaram a obra de Pedro Daldegan e Nubia Santana

Durante a construção de Brasília, população, imprensa e políticos criaram diversas teorias do que seria a nova capital do país. Histórias sobre a cidade abandonada, desvios de dinheiro e interiorização cercavam o projeto de Lúcio Costa. Esses contos e outras diversas profecias serviram de inspiração para o documentário Mudança Capital ; Os Pioneiros. Pessoas que trabalharam na construção da cidade e vídeos da década de 60 integram o filme e conseguem contar como a cidade surgiu em meio a polêmicas e especulações. A estreia ocorreu ontem, no Cine Brasília.

Antes de a película ser exibida, pioneiros da cidade e brasilienses natos se reuniam na expectativa do que poderiam descobrir. Com cerca de 50 minutos de duração, o documentário conseguiu prender a atenção de todos. Por ele, foi possível saciar a curiosidade de alguns ou refrescar a memória de outros. O filme mostra imagens do surgimento do Distrito Federal, misturado a depoimentos de pessoas que participaram da construção da cidade e a expectativa do restante do Brasil sobre a transferência da capital.

[SAIBAMAIS]O projeto do documentário nasceu quando começaram os preparativos para o cinquentenário de Brasília, em 2009. Um dos diretores da obra, Pedro Daldegan conta que, por causa dos escândalos políticos da época, precisou repensar o roteiro do filme. ;Inicialmente, queríamos fazer o documentário somente em tom de homenagem à cidade. Porém, com o balde de água gelada que foi o cenário político em 2009, mudamos de ideia e decidimos falar sobre as profecias da cidade;, afirma. Pedro explica que as previsões negativas fizeram com que JK vivesse um martírio e isso serviu de inspiração para ele.

;Não queríamos fazer mais um filme sobre Brasília. Queríamos algo original;, ressalta a outra diretora do documentário, Nubia Santana. Para ela, as histórias e o pessimismo em relação à dificuldade de locomoção para capital e às edificações inimagináveis também serviram de gatilho para a produção do filme. ;Os pioneiros tiveram sonhos e muita garra. Essas pessoas estavam em busca do desenvolvimento próprio e fizeram uma cidade em três anos;, diz. Nascida em Pernambuco, Nubia destaca que está radicada em Brasília. ;Fui acolhida com muito amor e sempre quis fazer uma homenagem;, comenta.

Presente na estreia, Carlos Antônio Leal, diretor-geral da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), comenta que ;a história da Terracap se mistura com a de Brasília. Quem assistir ao documentário terá a noção real de como a cidade começou;, destaca. Ainda não há previsão para mais exibições do documentário, no entanto, os diretores da obra afirmam que a expectativa é de que seja exibido em escolas e em sessões futuras.

Estreia do documentário no Cine Brasília Mudança Capital %u2014 Os Pioneiros
Estreia do documentário no Cine Brasília Mudança Capital %u2014 Os Pioneiros

Brasileiros de todos os cantos


Mineiros, cariocas, baianos, piauienses, maranhenses, enfim brasileiros de todos estados fizeram parte da composição do Distrito Federal. Mesmo nascendo fora da capital, o amor dessas pessoas pela cidade que construíram Brasília permanece até hoje. A história de José Daldegan Neto, 88 anos, e Maria Caldera Daldegan, 85, começou em Minas Gerais, mas foi construída em Brasília, com a inauguração da cidade. Em 1957, os dois ficaram noivos e três anos depois decidiram vir para a capital construir o seu futuro.

;Ela veio primeiro, concursada como professora. Poucos meses depois, cheguei.Também sou professor, mas não tinha vaga para mim. Fiquei trabalhando em uma empresa de cascalho durante alguns anos;, lembra José. Quando o casal chegou, foram morar nos alojamentos da Candangolândia. Eles relatam que o amor deles se estendeu para a cidade e decidiram ficar. Ao verem o filme, aflorou a emoção do que foi participar dos primeiros anos da capital. ;Foi uma grande surpresa para nós e acabou nos levando de volta ao passado. São tantas lembranças;, ressalta Maria.

O pioneiro Abrão Costa Vale, 71, só teve um emprego até a aposentadoria. Ele chegou a Brasília, em 1960, como topógrafo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e, em seguida, foi transferido para a Terracap, com a mesma função. O aposentado foi responsável por demarcar diversas áreas do Plano Piloto e sabe até hoje todos os pontos e procedimentos que precisou desenvolver para a construção dos locais centrais da cidade. ;Além de ajudar no surgimento da nova capital, também construí minha família aqui. Participar desse documentário é algo muito importante, até mesmo para contar nossa história, a minha e a de Brasília;, relata.

* Estagiário sob a supervisão de Margareth Lourenço (Especial para o Correio)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação