Cidades

Prata da Casa: guitarrista da Darshan, Thuyan Santiago lança trabalho solo

No disco 'Sirva-se do ser', Thuyan Santiago deixa o rock um pouco de lado e passeia do blues ao tango

Suzanny Costa*
postado em 22/12/2017 15:59

[VIDEO1]

Após 10 anos na cena rock de Brasília, Thuyan Santiago lança o primeiro trabalho solo, o disco Sirva-se do ser, no qual apresenta composições que criou desde criança, mas não se encaixavam no repertório das bandas em que atua como guitarrista: a Darshan e a recém-formada Toro. Enquanto os grupos conquistaram espaço na cena local com o rock por vezes pesado, a sonoridade que Thuyan traz em Sirva-se é mais tranquila, tendendo mais para o blues e a MPB.

Ele conta que a música faz parte de sua vida desde sempre. Filho de pais músicos, Thuyan cresceu em meio a acordes e melodias que o influenciaram a largar a faculdade de publicidade e propaganda e fazer da música seu trabalho. ;A paixão pela música veio de berço. Meus pais são músicos, meu avô materno toca bateria e meus avós paternos dançam tango e tocam violão até hoje com seus 80 anos. Isso me influenciou em todo o processo, inclusive de composição do disco;, conta.

Depois de anos de amadurecimento musical, Thuyan chegou ao projeto solo graças a recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). ;Procurei o recurso para tornar real o disco;, relata. Em junho deste ano, o artista concorreu a seu primeiro prêmio no Festival do Patrimônio Cultural em Paracatu ; MG, sua cidade natal, com a música que leva o título do disco. Em disputa com compositores de todo o Brasil, a canção ficou em terceiro lugar. ;Já havia participado de outras edições do festival e não tinha dado certo. Foi até meio frustrante. Até que emplacou, e o fato de ser na minha cidade natal foi muito importante;, diz.

Thuyan Santiago canta e toca violão


Com a ajuda de amigos

Para realizar Sirva-se do ser, Thuyan acionou Rogério Alves, seu companheiro na Darshan, para ajudá-lo a produzir o trabalho. Ao longo do processo, outros amigos entraram para colaborar. ;Quando comecei a gravar, logo pensei que algumas músicas podiam ter participações de amigos músicos. Então, convidei bateristas, baixistas, saxofonistas. E muita gente indicou outros músicos também;, conta Thuyan.

O cantor classifica o álbum como um disco ;plural;. Apesar de letras que sugerem inquietações, tocando em temas como a busca pela felicidade, estigmas e a passagem do tempo, o cantor entrega músicas leves. O estilo vai do blues ao tango, recebendo algumas pitadas de samba, mas sem perder a coesão e a identidade. ;Todas as músicas são autorais. A inspiração vem das coisas que a gente passa no dia a dia, A última faixa do disco é para minha mãe, inclusive;, revela.

Além do projeto solo, Thuyan se divide como guitarrista na Darshan, na qual ingressou em 2007, e na Toro, uma das atrações do Porão do Rock 2017. Questionado sobre como consegue conciliar tantas iniciativas, o músico diz que essa é uma pergunta a ser respondida com o tempo. ;Agora que vou saber como vou conciliar. Fiz o primeiro show de lançamento do álbum em outubro e, no ano que vem, pretendo fazer muito mais. A Toro também vem chegando com muitos projetos novos, e o Darshan tem produção de disco para o próximo ano também. Mas acredito que vai dar tudo certo.;

Lançado em outubro, Sirva-se do Ser está disponível nas plataformas digitais Spotify e SoundCloud e também em formato físico. ;A expectativa é fazer o show do disco circular pelo DF e outras regiões, agregando novos elementos e roupagens às versões gravadas. Os públicos de outros projetos recebem bem essa proposta e atuam como multiplicadores do trabalho;, destaca Thuyan.

Thuyan Santiago ; Sirva-se do Ser

Spotify: Thuyan Santiago

Facebook: @thuyansantiago

Instagram: @thuyansantiago

* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação