Cidades

Inmet emite alerta para chuvas com ventos de até 60km/h no DF

Até as 12h desta sexta-feira (5/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia registrado 15,2mm de chuva no DF

Thiago Soares
postado em 05/01/2018 13:32

Mulher de guarda-chuva

Com a possibilidade de chuvas mais intensas nesta sexta-feira (5/1), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para todo o Distrito Federal. O aviso significa que, ao longo do dia, podem acontecer precipitações fortes com ventos que entre 40km/h a 60km/h.

Até às 12h, o Inmet registrou 15,2mm de chuvas na capital. Apenas a Estação Meteorológica de Brazândia, próximo à Barragem do Descoberto, apontou 8,4mm de chuvas. Na região, choveu forte por mais de 30 minutos, o que contribui para o alto índice registrado.

Outras regiões do DF também registraram precipitações desde a madrugada desta sexta-feira. O segundo maior registro foi na Estação Meteorológica do Paranoá (2,6mm), seguido da unidade do Gama (2,4mm). O Corpo de Bombeiros informou que, até a última atualização desta matéria, não havia atendido nenhuma chamada relacionada às chuvas.


Fim de semana chuvoso

. Isso se deve a uma banda de nebulosidade chamada de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se desloca da região Norte até o Sudeste, passando pelo Centro-Oeste. Com isso, há possibilidade de precipitações até 21 de janeiro.

"A possibilidade é de chuvas volumosas, típicas do verão, que alguns momentos podem vir com mais intesidade em algumas localidades. Elas podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos. Com a chegada da frente fria na região e a descida da umidade da região Norte, é provável que aumente o volume de chuvas em todo o DF e Centro-Oeste", detalhou a meteorologista-consultora do Inmet Ingrid Peixoto.

Reservatórios


O alerta amarelo foi emitido por volta das 11h50 desta sexta-feira (5/1) e é valido até às 6h deste sábado (6/1). A maior possibilidade de chuvas, segundo o Inmet é na madrugada. As chuvas intensas captadas pela Estação Meteorológica de Brazlândia é positiva para a região, onde fica o reservatório do Descoberto. A barragem que é responsável por atender mais da metade da população do Distrito Federal passou de 32,6% de sua capacidade para 33,2% nesta sexta-feira. Já o Sistema Torto/Santa Maria, passou de 30,8% para 31,1%.

"Todas as possibilidades de chuvas são benéficas para os reservatórios, e se confirmarem essas precitações nos próximos 15 dias, teremos a hipótese das barragens aumentarem ainda mais os níveis", explicou Ingrid Peixoto. De acordo com Inmet, até quinta-feira (4/1) choveu 21,5 mm, sem contabilizar ainda as chuvas desta sexta-feira (5/1). "Se continuar chovendo podemos ultrapassar a média histórica de janeiro que é de 247,4 mm", acrescentou a meteorologista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação