Cidades

Caldas Novas sofre surto de conjuntivite; saiba como se prevenir

Desde a semana passada, a média de atendimento de pessoas com a doença é de até 60 por dia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de uma das cidades goianas mais visitadas por brasilienses. Governo notificou hotéis da região

Sarah Peres - Especial para o Correio
postado em 16/01/2018 06:00
Paciente com suspeita de conjuntivite é atendido em unidade de saúde de Caldas Novas: causas investigadas
Caldas Novas, um dos principais destinos dos brasilienses, sofre um surto de conjuntivite. Desde quinta-feira, o registro de atendimento diário na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade goiana distante quase 400km de Brasília é de 50 a 60 pacientes infectados pela doença. Com isso, foi necessário reforçar o quadro de servidores na unidade de saúde, com o acréscimo de um plantonista, além de uma equipe de oftalmologia. ;Estamos buscando todos os casos para descobrirmos quem são essas pessoas e qual tipo de conjuntivite se trata. Acreditamos que, pela rapidez da epidemia, ela seja viral. Com esses dados, desenvolveremos políticas públicas para pelo menos diminuir a possibilidade de contágio;, explica o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Caldas Novas, José Custódio Pereira Neto.

Leia as últimas notícias do Distrito Federal

Os hotéis da região foram notificados pelo governo municipal para o reforço da higiene, como trocas mais frequentes de roupas de cama e banho (veja Previna-se). Os estabelecimentos também devem disponibilizar álcool em gel para os hóspedes a fim de conter o avanço da conjuntivite. Na página do Facebook da Secretaria de Saúde, internautas reclamaram da situação. A goiana identificada apenas como Tatianne foi uma delas. ;Está uma epidemia séria. No hotel em que me hospedei, era difícil encontrar um (turista) que não tinha (a doença). Eram de 10 a 15 pessoas infectadas. Meus dois filhos, eu e meu cunhado pegamos. Tivemos que vir embora (para Goiânia). Fui comprar colírio e em todas as farmácias em que eu fui já tinha acabado. Só em uma foram vendidos, em um dia, 150;, escreveu.

A oftalmologista Maria Regina Chalita, do Hospital Universitário de Brasília (HUB), destaca que piscinas são locais que ajudam a disseminar a contaminação. ;Em casos de surtos, geralmente, trata-se da (conjuntivite) viral. Ela é passada por meio do contato com outra pessoa e não pelo ar. No caso de Caldas Novas, onde a maioria das piscinas são naturais, ou seja, não recebem tratamento com cloro, isso ajuda a proliferação. O cloro não mata o vírus, mas pode minimizar as chances de contágio;, detalha a médica.

Show

Técnicos da cidade investigam a causa do surto. De acordo com o secretário de Comunicação de Caldas Novas, João Paulo Teixeira, a localidade recebeu um número maior de turistas por causa do evento Verão Sertanejo, na sexta-feira e no sábado passados. ;Houve um grande aglomerado de pessoas, o que pode ter facilitado a epidemia. É característico na cidade haver um esvaziamento aos domingos, pois somos mais procurados para os fins de semana. Desse modo, também percebemos uma diminuição da procura por tratamento;, afirmou.


A doença

Previna-se

; Lave as mãos sempre que possível, com água e sabão
; Use álcool em gel
; Não toque os olhos sem a devida higiene
; Evite locais com muita gente e fechados

Tipos de conjuntivite

; Viral
Olhos vermelhos, secreção mucoide, inchaço das pálpebras. Principal característica: alto contágio

; Bacteriana
Quantidade de secreção mais abundante e amarelada, com reação inflamatória. Apesar de parecida com a viral, só pode ser diagnosticada por um oftalmologista

; Alérgico-atópica
Não é contagiosa e aparece com mais frequência em crianças e adolescentes. Geralmente, se manifesta quando existem quadros de alergia, como bronquite e dermatite.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação