Cidades

Rollemberg anuncia desativação do Lixão da Estrutural

O depósito de lixo a céu aberto deve encerrar as atividades neste sábado (20/1)

Walder Galvão*
postado em 19/01/2018 19:00
O aterro do Jóquei, conhecido como Lixão da Estrutural, será finalmente desativado neste sábado (20/01). O local vai permanecer fechado por dez dias e após esse período, vai eabrir para receber materiais da construção civil. O restante dos resíduos vão passar pelos galpões de triagem de recicláveis e para o Aterro Sanitário de Brasília.


De acordo com o governador Rodrigo Rollemberg, foram firmados contratos com 22 cooperativas para trabalharem no tratamento do lixo na capital. Dessas, 11 atuarão realizando a coleta seletiva em 15 regiões administrativas. A promessa do governador é de que até o fim do mandato toda a área urbana do Distrito Federal terá coleta seletiva. "Nós não podíamos conviver com essa ferida aberta em plena capital do país, como o Lixão da Estrutural. Temos muitos seres humanos colocando a vida em risco e isso ficará no passado", disse.

[SAIBAMAIS]Os catadores que passarão a trabalhar nos galpões de triagem receberão uma bolsa de R$ 360, R$ 300 por tonelada de lixo e mais um valor sobre a venda dos materiais. O pagamento será realizado pelo Serviço de Limpeza Urbana(SLU). O anúncio do fechamento do lixão foi feito pelo governador em solenidade no Aterro Sanitário de Brasília, localizado entre Samambaia e Ceilândia, nesta sexta-feira à tarde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação