Cidades

DF-003 será interditada neste domingo para implosão de rochas

Trecho de 5,2 km entre os Balões do Torto e do Colorado ficará interditado nos dois sentidos. Detonação faz parte das obras da Ligação Torto-Colorado

Augusto Fernandes
postado em 03/02/2018 08:30
Círculos em vermelho mostram área em que será feita a implosão
A partir das 15h40 de amanhã (4/2), a DF-003 será interditada entre os Balões do Torto e do Colorado. O trecho de 5,2 km estará fechado para uma nova implosão de rochas, que faz parte das obras da Ligação Torto-Colorado. O GDF construirá uma pista marginal à rodovia e de novas entradas aos condomínios do local. A detonação deve começar às 16h, e dura cerca de 30 minutos.


Além disso, 15 minutos antes, as vias adjacentes que dão acesso a áreas próximas à rocha também serão interditadas. Quem trabalha ou mora em um raio de até 300 metros da implosão será avisado sobre a detonação, e deve se deslocar para pontos seguro. Residências e chácaras precisam ser desocupadas a partir das 14h45, e o comércio em geral, a partir das 15h.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) informou que serão utiliuzados 350 quilos de explosivos para a área de 3 mil metros quadrados. O órgão recomenda como locais de segurança a Guarita do Parque Rodoviário do departamento ou as áreas ao redor das equipes de bloqueio.
Os moradores e usuários somente poderão voltar para suas residências e comércios após os agentes de segurança presentes no local certificarem a detonação de todos os artefatos explosivos.

Saídas para os motoristas

Quem precisar ir para Sobradinho ou Planaltina, terá de pegar rotas alternativas. Para chegar aos locais, uma das opções é contornar pelo Varjão, pelo Lago Norte ou pelo Paranoá, sentido Balão do Colorado.

[SAIBAMAIS]Aqueles que saírem de São Sebastião ou do Jardim Botânico, podem passar pela Barragem do Lago Paranoá e seguir pelo Itapoã, no sentido do Balão do Colorado.

Já para quem estiver em Brazlândia terá, como opção, pegar a DF-430 até a DF-001, que dá acesso ao balão. O trajeto inverso pode ser feito por condutores que saírem de Sobradinho ou de Planaltina.

A Ligação Torto-Colorado faz parte das obras do Trevo de Triagem Norte, que pretende dar fim aos congestionamentos na saída norte e beneficiar aproximadamente 100 mil motoristas que transitam pela DF-003 diariamente. São 16 obras, entre pontes, viadutos e túneis, que vão custar R$ 207 milhões.

Com informações da Agência Brasília e do DER-DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação