Cidades

Segunda fase da Operação Volta às Aulas tem como foco escolas públicas

A operação conjunta entre a Polícia Militar, Detran e DER ocorrerá durante a semana, em frente a escolas públicas no DF

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 19/02/2018 07:00
Força-tarefa vai auxiliar entrada dos alunos nas escolas nesta volta às aulas
A entrada dos alunos nas escolas públicas do DF será marcadas pela segunda fase da Operação Volta às Aulas. A partir desta segunda-feira (19/2), a Polícia Militar, o Detran e o DER farão ações de educação no trânsito nas proximidades de unidades de ensino. A operação se prolonga ao longo da semana. As aulas na rede pública começaram na semana passada, após o carnaval.

A abertura será no Centro de Ensino Fundamental Polivalente (SGAS 913), às 6h30. O Batalhão de Aviação Operacional da PMDF fará patrulhamento aéreo nos pontos em que há fluxo mais intenso de veículos e pedestres. As atividades da corporação contarão com apoio do Teatro Rodovia, do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará, da Banda de Música, de equipes de policiamento de trânsito e do Batalhão de Policiamento com Cães.
Para os pais, a ação deveria se tornar rotina na vida dos alunos. É o que conta o publicitário Kell Chaves, 49 anos, pai da estudante do terceiro ano, Raquel Chaves, de 17. Segundo o morador da Quadra 3 de Ceilândia Norte, a operação traz a sensação de segurança para as famílias. "Eu fico mais tranquilo sabendo que minha filha está mais segura. A escola fica próxima da estação do metrô, onde tem o que já chamamos de Cracolândia. Isso deveria acontecer sempre", frisou Kell.

Quanto ao trânsito, sendo que leva cerca de cinco minutos para chegar no local, o publicitário sentiu tranquilidade. ;Esta normal, confesso. No carnaval quase não tinha carro nas ruas. Mas, por estar bem cedo, o tráfego está bom. Acredito que no decorrer da manhã fique mais pesado;, opinou.

Por conta do medo, o empresário Carlos Antônio Souza, 44 anos, não deixa que os filhos sigam sozinhos para a escola. Mesmo morando a dois minutos da instituição, ele prefere perder cinco minutos no trânsito pela segurança dos alunos. "É perigoso, então não deixo. Pelo menos hoje o trânsito está normal, apesar da volta às aulas e do fim do carnaval. Mas, por eles, vale a pena", disse o morador da Quadra 3, que deixou a filha Milena Coelho de Souza, 15 anos, aluna do segundo ano do ensino médio.

Patrulha no trânsito ganha reforços


No caso do DER-DF, as atividades começarão pela Escola Classe 3 do Núcleo Bandeirante (3; Avenida, Área Especial 6), às 7h30 e às 13h. Já o Detran-DF, na segunda-feira (19), estará com equipes em cinco localidades, das 7h às 9h.

Durante as ações, serão abordados temas como deslocamento seguro, embarque e desembarque em locais apropriados, transporte de crianças, uso de dispositivo de segurança e respeito às sinalizações e normas. Haverá entrega de folders com orientações para estudantes, pais, motoristas e responsáveis.
De acordo com o Detran, outra medida para reforçar a segurança no trânsito tem sido a revitalização de faixas de pedestres nos locais próximos às instituições de ensino.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação