Cidades

Artistas e produtores participam da reinauguração do Centro de Dança DF

Local oferece salas para prática e pesquisa e terá gestão compartilhada com artistas do setor

postado em 28/02/2018 21:40
O Centro de Dança do Distrito Federal, no Setor Cultural Norte, foi reaberto na noite desta quarta-feira (28/2). Bailarinos, coreógrafos e produtores acompanharam a reinauguração do espaço, desativado em 2013 para reformas.

Na cerimônia, o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado da primeira-dama, Marcia Rollemberg, reconheceu a luta da categoria para a recuperação do local. ;Esse espaço será um templo da diversidade cultural e favorecerá todas as linguagens da dança que temos no DF;, defendeu.

;Brasília será uma cidade muito melhor quando tiveram esses espaços abertos de volta à população;, acrescentou o chefe do Executivo, em referência às outras obras em equipamentos culturais, como o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) e no Teatro Nacional Claudio Santoro.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, ressaltou a participação social como pilar para a reabertura do local. ;Estamos extremamente felizes em começar a devolver à população os equipamentos públicos de cultura;, disse. ;Aqui, hoje, há muita gente que fez a história da dança de Brasília e certamente outras que darão continuidade a esse legado;, completou.

Reformado, o prédio dispõe de piso próprio para prática de dança, fachada e banheiros novos, sistemas elétrico e hidráulico adequados, iluminação modernizada e acessibilidade, como rampas e corrimãos. A readequação foi possível graças ao recurso de R$ 3,2 milhões, financiados pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

Parceria com ONG

A curadoria e a coordenação das atividades do Centro de Dança do DF serão conduzidas em parceria com a organização da sociedade civil Conexões Criativas.
Selecionada por meio de chamamento público, até dezembro, a associação será responsável pela programação das atividades e por estimular o fomento a pesquisas de linguagem, investigação do movimento, qualificação artística e aperfeiçoamento profissional.
O orçamento previsto para articular as ações é de R$ 600 mil. Ao longo desse período, convocatórias públicas permitirão a ocupação dos espaços do Centro de Dança. As inscrições para a primeira delas ficarão abertas de quinta-feira (1;/3) a 12 de março.


Seminário abre série de atividades

Como parte das primeiras atividades do Centro de Dança depois da reforma, a exposição fotográfica A História que se Dança ficará em cartaz até 17 de junho. A mostra apresenta 30 fotos de artistas de grupos locais do setor, com base no acervo da exposição sobre os 45 anos da dança no DF, organizada por Marconi Valadares e Yara de Cunto.

De quinta-feira (1;) até sábado (3), artistas ligados à dança ocuparão as instalações recém-inauguradas com o seminário Abre Alas, com três eixos temáticos: Dança e Memória, na quinta-feira (1;); Dança e Diversidade, na sexta-feira (2); Dança e Infância, no sábado (3).
Compõem a agenda mesas-redondas com representantes da cena de Brasília e de outras unidades da Federação, lançamentos de livros, mostra de videodança e a instalação coreográfica Biblioteca de Dança.

Seminário Abre Alas

De 1; a 3 de março (quinta-feira a sábado)
Das 14 horas às 19h30
Programação completa no site do Centro de Dança do DF

Exposição A História que se Dança

Visitação até 17 de junho
Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas


Convocatórias públicas para ocupação dos espaços

De 1; a 12 de março
Inscrição de propostas pelo site do Centro de Dança do DF
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação