Cidades

Celulares roubados podem, agora, ser bloqueados pelo site da Polícia Civil

Programa Fora de Rede, que possibilitará o bloqueio online, estava em fase de testes desde outubro do ano passado. Desde então, 1,1 mil aparelhos foram bloqueados

postado em 07/03/2018 19:05
Mão segura um aparelho celular
Ter o celular roubado ou furtado é sinônimo de transtorno. Além do prejuízo financeiro, as vítimas também costumam perder dados importantes que estavam nos aparelhos e têm que se preocupar com registrar a ocorrência e ligar na operadora para solicitar o bloqueio. A partir desta quarta-feira (7/3), os brasilienses que passarem por essa situação terão uma dor de cabeça a menos. É que, agora, o bloqueio pode ser feito direto pelo site da Polícia Civil.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o programa Fora da Rede estava em fase de testes desde outubro do ano passado. Desde então, 1,1 mil celulares foram bloqueados. Com o bloqueio, os aparelhos não podem ser mais utilizados, mesmo com outro chip. A intenção é, com isso, diminuir a prática criminosa. Ainda segundo a SSP, em 70% dos roubos a pedestres, o alvo dos criminosos é o celular.

Para fazer o bloqueio, a vítima deve, primeiro registrar o Boletim de Ocorrência pessoalmente em uma Delegacia ou por meio da Delegacia Eletrônica. Depois, no site da PCDF, é só informar o número da linha, o CPF do titular e o Imei do aparelho. Este último, conforme a SSP, facilita o acesso a informações e garante o bloqueio total do celular.

A Secretaria também orienta os cidadãos a denunciarem o comércio ilegal de celulares pelo próprio site da Polícia Civil, pelo telefone 197, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br ou pelo Whatsapp, no número (61) 98626-1197.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação