Cidades

Riacho Fundo comemora 28 anos; programação se estende até 25 de março

Moradores celebram bons níveis de escolaridade e rotina que se assemelha à de cidade de interior

Luiz Calcagno
postado em 13/03/2018 19:28

Vista aérea de Riacho Fundo 1

Riacho Fundo 1 chega aos 28 anos com motivos para comemorar. De aniversário nesta terça-feira (13/3), tem entre as principais características o jeito de cidade pequena e o bom nível de escolaridade da população. Por outro lado, tem vários desafios a vencer. Faltam espaços culturais, como salas de cinema e teatro.

Quem mora e trabalha na cidade demonstra satisfação. É o caso do comerciante Antônio Maurício da Silva Neto, 52 anos, proprietário da Skil Elétrica e Hidráulica. Ele está lá há 15 anos, após várias mudanças de endereço, e não quer mais sair. ;Eu morava no Núcleo Bandeirante. Depois, fui para Valparaíso, Recanto das Emas e, por último, aqui. Fui melhorando de vida. Foi uma oportunidade boa;, conta. ;É uma cidade boa, próxima de tudo. E conhecemos os moradores, pois é um lugar pequeno. Aqui, todo mundo sabe quem eu sou;, completa.

[SAIBAMAIS]Michelle Rocha Araújo, 22 anos, que se mudou recentemente para a cidade com a namorada, também não pensa em ir embora. ;É uma cidade maravilhosa. É muito calmo, o comércio é perto, eu moro próximo ao trabalho e temos muitas opções de comida se quisermos sair. Minha namorada trabalha no Plano Piloto, mas os ônibus são pontuais. Nos sentimos seguras e nunca sofremos preconceito;, elogia.

Boa escolarização

Gerente de pesquisa socioeconômica da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Jusçanio Umbelino de Souza explica que o órgão está atualizando os dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (Pdad). Os números serão publicados no segundo semestre. Segundo os dados mais recentes, a cidade tem cerca de 13 mil domicílios urbanos e aproximadamente 40 mil moradores. O analfabetismo, que estava em 2,4% em 2013, caiu para 1,4% em 2015 e, na faixa etária de 6 a 14 anos, todas as crianças estão na escola.

;O analfabetismo é muito baixo. É uma cidade com características de classe média baixa. A população com ensino superior completo é de 16%, um pouco abaixo de Sobradinho, que tem 18,7%, e acima do Gama, com 12,66%. É uma cidade com característica residencial. Não tem uma expansão, uma área extensa para atividades de comércio. Boa parte da população trabalha em Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto. Eu diria que é uma cidade dormitório;, afirma Jusçanio.

Ainda segundo o pesquisador, 37,89% da população tem ensino médio, 21,44%, superior completo, e 8,18%, superior incompleto. Além disso, 5% dos moradores trabalham na própria região administrativa. ;É uma cidade com área bem definida, delimitada, e não muito extensa. Está tendo uma expansão de edifícios residenciais. Mas não vejo muito espaço para oferecer dinâmica econômica e produtiva. É uma cidade pequena. Tem algumas características próximas à da Candangolândia. Quem anda pela região vê uma cidade limpa, pavimentada, iluminada e com casas de alvenaria;, lista.

História

O administrador do Riacho Fundo 1, Heitor Kanegae, lembra que a região era, inicialmente, uma área rural. Havia uma granja que deu nome à área e onde moraram alguns presidentes do país. ;Éramos a Granja do Riacho Fundo. Ainda temos uma grande área rural, que abrange a Embrapa e uma grande área preservada, que é o Parque Ecológico do Riacho Fundo, o terceiro maior do DF, com 530 hectares. Aqui nasce também a bacia do Riacho Fundo, a principal que abastece o Lago Paranoá;, destaca.

Kanegae fala sobre a festa e exalta as características da RA. ;O tema do aniversário esse ano é ;Orgulho de morar aqui e garantir água para todos;, uma forma de conscientizar a população da importância do nosso lugar geográfico. A cidade está crescendo, mas, mantemos a qualidade de vida. Temos boas escolas públicas, o IFB com cursos superiores;, elogia.

Programação de aniversário

As festividades para marcar os 28 anos do Riacho Fundo começam hoje com uma sessão solene na Câmara Legislativa às 19h. A programação vai até 15 de abril. Confira alguns eventos programados para celebrar o aniversário da RA:

> Nesta sexta (16), às 8h, lançamento do Projeto Plantando Vidas, no Parque Ecológico;
> De sexta a sábado (17), às 20h, Circuito Cerrado Rodeio na Praça Central;
> Sábado, das 14h às 18h, missa campal e apresentação de bandas católicas na praça central;
> Também no sábado, das 8h às 15h, 13; Copa de Futsal no ginásio da cidade;
> Domingo (18), às 20h, culto evangélico e bandas gospel na Praça Central;
> No fim de semana, no sábado (24), às 21h, Baile de Máscaras Estacionamento lateral da Administração;
> Em 24 de março, Copa do Centro Oeste de MuayThai, das 10h às 20h, no ginásio;
>> No domingo (25), das 8h às 13h, Expo Comércio na Praça Central e passeio ciclístico, e das 14h às 22h, Copa Amigos do Riacho (Futsal), no ginásio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação