Cidades

Confira as regras para a votação no segundo turno das eleições

No próximo domingo, das 8h às 17h, eleitores escolherão o próximo governador do Distrito Federal e o presidente da República

Caroline Cintra
postado em 24/10/2018 06:00
Nove locais no DF receberão a justificativa de eleitores que não puderem votar
A escolha dos candidatos que ficarão à frente do Governo do Distrito Federal e da Presidência da República está cada vez mais próxima. No segundo turno, marcado para o próximo domingo, das 8h às 17h, os locais de votação permanecem os mesmos da primeira fase do pleito, no dia 7. Quem não votou naquela ocasião deve ficar atento. Devido à extinção de duas zonas eleitorais, a 7; (Brazlândia) e a 12; (Ceilândia), e à mudança de endereço de algumas seções do Plano Piloto, o indicado é verificar se o seu local de votação ainda é o mesmo de 2014.

A apresentação do título de eleitor não é obrigatória, no entanto, é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto, além de ser fundamental saber o número da zona e da seção de votação. Serão aceitos carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Os eleitores que cadastraram a biometria podem utilizar também o aplicativo e-Título, versão digital do Título de Eleitor. Basta baixar o aplicativo, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, que pode ser usado tanto em smartphones quanto em tablets. O aplicativo apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real. Após baixá-lo, o eleitor deve inserir os dados pessoais. Também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as regras são as mesmas do 1; turno. No dia da votação, são liberadas manifestações individuais e silenciosas, com bandeiras, broches e adesivos. É permitido também o uso de camisetas de candidatos, exceto em meio a aglomerações de pessoas vestindo roupa padronizada, manifestação coletiva e com barulho, abordagem e métodos de convencimento e distribuição de material.

Continua proibido boca de urna, alto-falantes, amplificadores de som, comícios e carreatas, divulgação de material impresso ou em redes sociais de forma patrocinada. Na cabine de votação não é permitido entrar com aparelhos eletrônicos, como celular ou máquina fotográfica. É liberada apenas a colinha, com o nome e o número dos candidatos.

Desde ontem até 48 horas depois do término da votação no próximo domingo, eleitores só poderão ser presos em flagrante, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto, conforme determina o Código Eleitoral.
Quadro com regras para o dia da votação

Justificativa

Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia 28 deve comparecer a uma mesa receptora de justificativa e levar o formulário ;Requerimento de Justificativa Eleitoral; preenchido, assim como o título eleitor e um documento oficial com foto. O eleitor que não votar nem justificar a ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral será multado em R$3,50.

Para auxiliar, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) disponibiliza os seguintes meios de informação: o telefone (61) 3048-4000, o site www.tre-df.jus.br e o próprio aplicativo e-Título.

Onde justificar a ausência

Cartório e região Local de justificativa
1; Zona ; Asa Sul Pátio Brasil Shopping (SCS 701, Qd. 7 Bl. A)
1; Zona ; Asa Sul Rodoviária Interestadual (SMAS, Trecho 4m Cj. 5/6)
5; Zona ; Sobradinho Escola Classe 1 (Quadra 6, Área Especial 1, Rua 5, Sobradinho)
13; Zona ; Samambaia Centro de Ensino Infantil 210 (QN 210, Área Especial, Samambaia Norte)
14; Zona ; Asa Norte Estádio Nacional de Brasília (Setor Recreativo Parque Norte, SRPN, Portão 5)
15; Zona ; Águas Claras Colégio Marista Champagnat (QSD ; Área Especial 1, Taguatinga Sul)
17; Zona ; Gama Faciplac (Área Especial 2, Setor Leste do Gama)
18; Zona ; Lago Sul Aeroporto (Área Especial do Lago Sul)
20; Zona ; Ceilândia Fundação Bradesco (QNN 28, Área Especial L, Ceilândia Sul)

Eleitores

2.084.356 eleitores aptos a votar

14.538 são adolescentes com idades entre 16 e 17 anos

113.297 têm mais de 70 anos e não são obrigados a votar

; Locais de voto

19 zonas eleitorais recebem as urnas

608 locais de votação

9 lugares para justificativa a ausência

6.732 seções eleitorais e urnas

A 15; Zona Eleitoral ; que abrange Taguatinga Sul e Águas Claras ; conta com a maior quantidade de eleitores: 145.639

A 3; Zona Eleitoral ; que abrange Taguatinga Norte ; conta com o menor número de eleitores: 69.042

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação