Cidades

Mulheres se reúnem em assembleia contra feminicídio

A ideia do movimento é criar uma rede de apoio e cobrar mais políticas públicas de defesa a vida feminina

Walder Galvão
postado em 26/10/2019 16:55
[FOTO1] Dezenas de mulheres se reuniram neste sábado (26/10), em frente ao Museu Nacional da República, para debater o feminicídio. O evento começou por volta das 15h e teve como objetivo conscientizar e empoderar o público feminino.
Cruzes pintadas de vermelho, simbolizando sangue, foram espalhadas no chão para representar as vítimas de feminicídio do Distrito Federal. Cartazes pedindo basta na violência contra a mulher também foram expostos pelo movimento. "Parem de nos matar", diz um dos cartazes.
A assistente administrativa Mona Lisa do Nascimento, 33, ressaltou que ato foi importante para reunir mulheres de todas as cidades do Distrito Federal e fortalecer o empoderamento delas. "Queremos evitar que as violências que elas passam se transformem em feminicídio", destaca.

De acordo com ela, o ato também serviu como instrumento para cobrar melhorias do poder público. "Queremos contar vidas, e não mortes. Juntas, podemos pedir mais ao governo", ressalta.

Entre as reivindicações das manifestantes estavam a criação de Delegacias da Mulher, investimento no âmbito da educação para conscientizar sobre violência doméstica e a reabertura da Casa da Mulher Brasileira, fechada por problemas estruturais.
Durante o ato, as mulheres citaram o nome de todas as vítimas de feminicídio de 2019. Além disso, criticaram a gestão do país e cobraram mais unidades de abrigos para as vítimas de agressão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação