Cidades

SamuVet: Câmara aprova criação de Samu para animais no DF

Serviço de atendimento para animais foi aprovado em primeiro turno na Câmara Legislativa; proposta prevê funcionamento 24h para atendimento

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/12/2019 19:13
[FOTO1]A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou um projeto de lei que cria o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (SamuVet). O serviço deverá funcionar 24 horas para atendimento de animais atropelados em vias públicas, em situações de risco ou que tenham sofrido maus-tratos. O texto foi aprovado em primeiro turno na última quinta-feira (28/11).
De acordo com a proposta, do deputado Roosevelt Vilela (PSB), os veículos do SamuVet teriam estrutura semelhante a um pequeno hospital voltado para os animais. O objetivo é a realização de atendimentos rápidos e dentro das normas até o encaminhamento para um local adequado de continuidade de tratamentos. O socorro para os animais poderá ser solicitado por qualquer pessoa, mediante identificação, ou por órgão de segurança pública.

Um médico veterinário e um motorista deverão compor as equipes de atendimento. O projeto define ainda que o Poder Executivo deverá criar um número de telefone específico para o recebimento das demandas.

Segundo o texto, iniciativas semelhantes são realizadas em cidades como Florianópolis (SC), Campinas (SP) e Salvador (BA). A implementação do SamuVet ;trará grandes benefícios sociais e ambientais para DF, além de contribuir para a conscientização da população sobre a importância de um tratamento digno aos animais;, justificou Vilela.

Para ser implementado, contudo, o projeto ainda precisa ser aprovado em segundo turno e sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). Ainda não há previsão para a segunda votação em plenário.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação