Ciência e Saúde

Amamentar é bom para a saúde bucal dos bebês

Dar o peito estimula um bom desenvolvimento muscular e ósseo da face das crianças. Especialistas dão conselhos para que os dentinhos dos pimpolhos fiquem sempre protegidos

postado em 09/09/2009 08:00
Tainah, 29 anos, com José Antônio (mamando) e Pedro Henrique: para ela, é preciso paciência e criatividade para educar as criançasMais do que um ato de amor, de inegável importância nutricional, imunológica e emocional, a amamentação é fundamental para o bom desenvolvimento muscular e ósseo da face dos bebês. Enquanto suga o leite materno, os recém-nascidos aprendem a avançar e retrair a mandíbula, respirar, morder e posicionar a língua para receber os alimentos. Esse exercício estimula o crescimento adequado e harmonioso do rosto da criança e aumenta a probabilidade de os pequenos terem um sorriso bonito.

Médicos e dentistas recomendam que a primeira visita ao consultório odontológico seja feita ainda durante a gravidez. Nessa consulta, a gestante recebe orientações para a saúde bucal dela e do bebê. ;Lembramos às futuras mães que, além de promover a nutrição necessária para os dentes e para a estrutura óssea da arcada, a amamentação é uma ferramenta poderosa para o aspecto miofuncional. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz, estimula e exercita músculos e nervos. Isso propicia uma boa oclusão dentária;, revela o odontopediatra Valter Luís Varise. ;Quando não amamentados naturalmente, meninos e meninas podem sofrer com deformações ósseas, respiração bucal e posicionamento ruim dos dentes.;

Os dentistas também recomendam o controle do açúcar durante a gestação e o aleitamento, e ensinam como fazer a correta higiene bucal do bebê. ;Nos recém-nascidos, indicamos a limpeza das gengivas com uma gaze ou uma fralda umedecida em água filtrada para remover os resíduos do leite. É um carinho que promove a limpeza e a massagem na região;, observa o especialista. Já por volta dos seis meses, período em que nasce o primeiro dentinho, é hora de a própria criança ser apresentada ao odontopediatra.

;O leite materno tem 7,5% de lactose (o açúcar presente no leite e seus derivados), 3% a mais do que o de vaca. Com o nascimento dos primeiros dentes, é hora de os pais se preocuparem e evitarem as indesejáveis cáries. A gaze deve ser substituída por uma dedeira ou uma escova especial para bebês. Esse cuidado incentiva o hábito da higiene bucal que as crianças precisam adquirir desde cedo;, acrescenta Varise.

Cáries
Não é exagero de dentista. A cárie é uma doença multifatorial que pode comprometer o sorriso por falta de limpeza bucal ou ser transmitida pelos próprios pais, irmãos ou cuidadores. ;Com o nascimento dos dentinhos, os bebês começam a comer alimentos sólidos. São oferecidos frutas, sucos e papinhas, e a criança fica ainda mais exposta ao problema. Por isso, o cuidado deve ser redobrado. Nada de compartilhar o mesmo talher, soprar as comidinhas ou dar beijo na boca dos pequenos, pois as cáries podem surgir a partir desses descuidos;, alerta a pediatra e ortodentista Flávia Velasques. ;Até os 3 anos, a criança não consegue cuspir. Por isso, o creme dental utilizado na escovação não deve conter flúor. Falo sempre para as mamães: se os cuidados higiênicos são feitos e o açúcar é controlado, as cáries não terão vez;, acrescenta a médica.

Para a pediatra, é muito mais fácil evitar o dano do que remediá-lo. ;Criança com cárie sente dor e não come direito. Geralmente, é preciso segurar os pequeninos para tratar o problema;, relata Flávia. Para escapar do pior, nada melhor do que fazer da hora da higiene bucal um momento de alegria, interação e diversão. É a receita da administradora de empresas Tainah Nóbrega, 29 anos, que adora amamentar, sabe dos benefícios e faz questão desse contato com os filhos.

Clique na imagem para ampliarMãe de três menininhos, ela ensina que é preciso ter paciência e criatividade para conquistar a confiança e fazer com que as crianças adquiram o hábito da escovação. ;Com o Pedro, que tem apenas um mês, procuro fazer a limpeza das gengivas com uma dedeira pelo menos duas vezes ao dia. Já para incentivar a higiene bucal do João Paulo, de 3 anos, e do José Antônio, de 1 ano e meio, canto musiquinha, conto história dos dentinhos e permito que brinquem com a escova;, conta. ;Depois das brincadeiras, eu e meu marido ajudamos os dois a completar a higiene com um creme dental sem flúor. Eles adoram e já entenderam que é importante limpar os dentinhos. O mais velho até gosta de ir ao dentista.;

O uso das chupetas é motivo de polêmica entre médicos e dentistas. Alguns acham que ela acalma a criança e ainda é melhor alternativa do que chupar o dedo. Outros, porém, entendem que a chupeta deve ser usada apenas para estimular a sucção em bebês desmamados precocemente. Os especialistas concordam, no entanto, que ela não deve se tornar um hábito frequente e de longa duração. ;Tanto as chupetas quanto as mamadeiras devem ser específicas e anatômicas, para evitar maiores danos aos dentes e à mordida. É importante que sejam desinfetadas em água fervente antes do primeiro uso e ao menos uma vez ao dia;, aconselha o odontopediatra Valter Luís Varise.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação