Ciência e Saúde

O uso consciente dos aparelhos eletroeletrônicos

postado em 19/11/2009 08:14

Confira os mandamentos para o uso consciente dos aparelhos eletroeletrônicos:

Pesquisar
Descubra se o fabricante se preocupa com o meio ambiente e se compromente a recolher peças usadas para reciclagem, depois que o aparelho perder sua utilidade. O Greenpeace tem uma lista com o rankinga das empresas Linha Verde.[SAIBAMAIS]
Prolongar
Não caia na armadilha do consumo e aumente a vida útil do seu produto, cuide bem deles. Evite a troca com frequência, pois quanto mais consumo, maior será a quantidade de lixo.

Doar
Doe para alguém seu eletroeletrônico, antes de comprar um novo. Dessa forma, ainda é possível prolongar a vida útil do aparelho e a pessoa que recebê-lo não precisará comprar um novo.

Reciclar
Antes de jogar no lixo, entre em contato com a empresa fabricante (via internet ou central de atendimento telefônico) e pergunte onde as peças podem ser descartas. Essas empresas são obrigadas a receber essse material, segundo a resolução 401/2008, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Evite sucateiros.

Substituição
Prefira podutos multifuncionais que consomem menos energia.

Informação
Esteja atento ao assunto, dessa forma é possível eliminar hábitos ruins e tomar atitudes que minimizem o impacto do lixo eletroeletrônico.

Nada de piratas
Compre sempre produtos originais. As empresas que falsificam produtos não seguem políticas de preservação do ambiente e não se responsabilizam pelas peças comercializadas, depois que sua vida útil chega ao fim.

Economia
Opte pelo produto que consome menos energia e, de preferência, utilize fontes de energia limpa (como a solar) sempre que possível.

Fonte: Fernando Coelho, do Instituto de Química da Unicamp, Eduardo Ferreira, da Comissão de Resíduos Perigosos da UnB, Juliane Berb, assistente de planejamento do SLU/DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação