Ciência e Saúde

Operação de salvamento de peixes-bois marinhos

Pesquisadores sobrevoam litorais de três estados do Nordeste para identificar áreas habitadas pelos animais. Dados servirão para ações de preservação

postado em 03/02/2010 10:07
Imagem coletada durante o estudo: ausência de animais em diversos trechos é preocupanteA confecção de um novo mapa de distribuição do peixe-boi marinho no Nordeste brasileiro pode ser mais um aliado na preservação da espécie, hoje considerada criticamente ameaçada de extinção. A estratégia ousada de três pesquisadores, coordenados pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), foi colocada em prática com o auxílio de um monomotor modelo Cessna 172 A, que sobrevoou a costa litorânea de Pernambuco, de Alagoas e da Paraíba. As informações coletadas ao longo de quatro dias, na semana passada, vão ajudar os cientistas a detectar previamente locais onde não há mais incidência de animais.

Áreas de descontinuidade ao longo da costa litorânea, ou seja, locais onde não há mais a presença de peixes-bois, são vistas como preocupantes pelos ambientalistas. O problema pode levar à depreciação genética da espécie e afetar diretamente as ações de conservação. Porém, durante o censo aéreo, os especialistas também observaram a situação inversa. ;Alguns animais passaram a habitar áreas antes vistas como de descontinuidade. Num primeiro momento, essa informação pode parecer boa, porém, na verdade, pode significar a busca por zonas de conforto devido às pressões exercidas por práticas como a carcinocultura, movimento de barcos e o turismo exacerbado;, explica o coordenador do projeto, João Carlos Borges.

Pesquisadores sobrevoam litorais de três estados do Nordeste para identificar áreas habitadas pelos animais. Dados servirão para ações de preservaçãoMunidos com câmeras fotográficas, os pesquisadores registraram com atenção toda a movimentação dos animais no mar. Eles foram estrategicamente posicionados, sendo um em cada lado da aeronave e um terceiro atuando como anotador, incumbido de colher atentamente cada informação. ;Uma câmera de vídeo também foi acoplada na parte de baixo do monomotor. O equipamento monitorou a área definida como ponto cego, impossível de ser avistada (pelos pesquisadores);, explica Borges.

Segundo ele, a técnica foi testada pela primeira vez no início de janeiro. O primeiro trecho percorrido foi o litoral de Alagoas, que apresenta características propícias para a prática, como a transparência da água. ;Já em alguns trechos, a qualidade da água não é tão propícia assim. O fator é importante em termos de estimativas populacionais, pois nos permite visualizar os animais de superfície e também os submersos;, destaca o coordenador, lembrando que os dados coletados serão tratados por meio de modelagens estatísticas específicas. De acordo com o último levantamento, os litorais do Norte e do Nordeste possuem um total de 500 peixes-bois.

No passado, mais precisamente no período da colonização, foram detectados peixes-bois do Espírito Santo ao Amapá, de uma maneira contínua. ;Anos mais tarde, por conta dos transtornos antrópicos (causados pelo homem), a situação mudou. No Espírito Santo e na Bahia, não há registros da presença desses animais. Em Sergipe, existe apenas um, solto em 1994. Mas, na verdade, ele foi reintroduzido em Alagoas e acabou migrando para o estado vizinho;, conta.

Estimativa
O peixes-bois são animais costeiros que vivem bem próximos dos arrecifes e bancos de algas ; áreas de grande beleza e riqueza ambiental. Segundo a presidente da FMA, Denise Castro, a estimativa populacional de 500 indivíduos é resultado de um trabalho que envolveu a fundação e o governo federal. A bordo de uma unidade móvel, pesquisadores percorreram as áreas de incidência em busca de pessoas que tinham conhecimento sobre as espécies. ;A metodologia utilizada se baseava em entrevistas. O censo é uma atividade desejada há muito tempo e só agora conseguimos viabilizar o mapeamento aéreo;, explica.

[SAIBAMAIS]Além da FMA, patrocinam a iniciativa a Petrobras, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre outras entidades. O resultado do censo aéreo também será de grande importância para a conclusão da tese de doutorado de Danise Alves, aluna da universidade e uma das executoras do projeto. ;O objetivo é estudar a distribuição dos peixes-bois e realizar a estimativa populacional, que deve ser concluída até o fim do ano. Além disso, pretendo fazer um diagnóstico ambiental e enfatizar os pontos positivos e os negativos observados naqueles ecossistemas;, finaliza a pesquisadora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação