Ciência e Saúde

Aos 50, uma hora diária de exercícios

postado em 26/05/2010 09:11
As mulheres de meia idade e que gozam de boa saúde devem realizar pelo menos uma hora diária de atividade física para se manter em forma. É o que recomenda um estudo publicado Journal of the American Medical Association (JAMA), nos Estados Unidos, que acompanhou 34.079 norte-americanas durante 15 anos ; de 1992 a 2007. Em comum, todas as mulheres escolhidas para participar da pesquisa tinham a idade (54 anos em média) e os hábitos alimentares.

Logo no início do estudo, as mulheres tiveram que comunicar aos pesquisadores as atividades físicas que realizavam e seu peso. Essas informações eram renovadas a cada três anos em média. E a partir dela, os autores do trabalho avaliavam as mudanças ocorridas.

Entre as mulheres que tiveram alimentação normal, a atividade física se associou a um menor aumento de peso ao longo do tempo que durou o estudo. Sobretudo entre as que tinham uma cintura mais fina no início do acompanhamento, assinalou o resultado do estudo, desenvolvido por pesquisadores do Hospital Brigham and Women e da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard em Boston.

Durante os 15 anos de pesquisa, as norte-americanas que participaram da pesquisa engordaram 2,6kg em média. ;Houve uma interação importante entre o índice de massa corporal (o IMC equivale ao peso dividido pelo quadrado da altura da pessoa) e o grau de atividade física nas mulheres com um IMC inferior a 25;, enfatiza a conclusão do trabalho. Em compensação, essa relação de causa e efeito não se deu entre os participantes cujo IMC era superior a 25.

No total, 4.540 mulheres (13,3%) do conjunto e cujo IMC era inferior a 25 no início do estudo conseguiram manter um aumento de peso inferior a 2,3kg ao longo de todo o estudo. A duração das atividades físicas de média intensidade durante esse período foi de 21,5 horas por semana, ou seja, cerca de 60 minutos diários.

O número
34.079
Total de norte-americanas acompanhadas por pesquisadores

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação