Ciência e Saúde

Especial O Jardim zoológico de Brasília: Bisão

Brasília abriga o mais velho exemplar da espécie em todo o mundo. Aos 31 anos, Babalu recebe cuidados especiais para combater a osteoporose e prevenir doenças cardíacas

postado em 24/06/2010 07:00
Brasília abriga o mais velho exemplar da espécie em todo o mundo. Aos 31 anos, Babalu recebe cuidados especiais para combater a osteoporose e prevenir doenças cardíacasOs passos lentos e o porte de rainha não escondem os anos de experiência de Babalu. Afinal, não é fácil carregar o título de bisão mais velha do mundo, criada em cativeiro. No auge de seus 31 anos, ela é paparicada pelos tratadores e recebe medicação especial contra a osteoporose e para prevenir doenças do coração. Apesar dos mais de 300kg, do quase 1,8m de altura e do vistoso crânio enfeitado com dois cornos, é um animal calmo, que adora companhia.

A bisão, nascida em 1979, chegou à capital federal em 1992, direto de São Paulo. Por alguns anos, ela teve a companhia de um macho, mas ficou viúva. Depois, ganhou outro companheiro: um veado campestre. Os dois dormiam juntos e tudo. Ela adorava ficar deitada encostada no amigo. ;Quando ele morreu, ela ficou muito deprimida. Quando a gente tirou o corpo do recinto, ela choramingava;, conta Clariana Sousa Gelinski, coordenadora do setor de mamíferos.
[SAIBAMAIS]Agora, Babalu divide o recinto com dois lhamas, um filhote e um adulto chamado Zig. A amizade entre os animais é visível. Os tratadores garantem que a bisão até ajuda a cuidar do animal mais novo. ;Essa é uma espécie supersociável, não é agressiva, se adapta bem a qualquer lugar;, diz a veterinária. Por causa da idade, a bisão caminha devagar e recebe cuidados especiais. ;Ela está muito bem para a idade dela, é muito saudável, mas precisa de medicamentos e dieta como qualquer idoso;, explica Clariana.

A espécie é acostumada às temperaturas baixas da Europa oriental, mas, como foi criada no clima tropical, Babalu sofre com o frio. ;Ela sente dores fortes nas articulações que procuramos prevenir com uma alimentação mais rica em verduras e muito cálcio.; A bisão também acumula mais pelos na região do pescoço para se proteger contra os ventos do cerrado.

O animal de origem europeia é considerado uma espécie vulnerável. Existem apenas 1,8 mil exemplares no estado selvagem e quase 1,5 mil criados em cativeiro. Babalu foi reconhecida como o bisão mais velho do mundo no ano passado pelo European Bison Pedigree Book, do Bialowieza National Park, na Polônia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação