Ciência e Saúde

Substância abundante nos peixes, Ômega-3 é aposta contra retinopatia

Paloma Oliveto
postado em 19/02/2011 08:00

Conhecida por seus numerosos benefícios à saúde, a dieta mediterrânea ganhou mais um aval da medicina. O peixe, base proteica deste tipo de regime, pode prevenir a retinopatia, termo usado para um grupo de doenças degenerativas que são a principal causa da cegueira no mundo. Em um experimento em laboratório, pesquisadores do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, conseguiram mostrar que, em ratos, o ácido graxo ômega-3, tipo de gordura fartamente encontrada nos peixes, é uma eficiente arma de proteção oftalmológica.

Em um estudo anterior, a principal pesquisadora, Lois Smith, havia constatado que os dois ácidos mais comuns desse tipo de gordura, o DHA e o EPA, inibem o crescimento anormal das veias no interior dos olhos, fator que causa a retinopatia diabética, a retinopatia da prematuridade e a degeneração macular por idade, as três principais causas mundiais de cegueira (veja infografia). A cientista conta que, nos Estados Unidos, 4 milhões de diabéticos são afetados pelo problema. No Brasil, estima-se que mais de 6 milhões de pessoas com diabetes corram o risco de ficar cegas em decorrência da doença. Entre as crianças, 30 mil nascem, anualmente, com retinopatia da prematuridade no país.


; Confira a reportagem completa na edição impressa do Correio Braziliense

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação