Ciência e Saúde

Em sua última missão, Discovery atraca na Estação Espacial

Agência France-Presse
postado em 26/02/2011 16:55

O ônibus espacial leva peças de reposição e material para a instalação de um novo módulo da ISSWashington ; O Discovery atracou neste sábado (26/2) na Estação Espacial Internacional (ISS), em sua derradeira missão, informou a agência espacial americana (Nasa).

A manobra ocorreu às 19h14 GMT (16h14 de Brasília), dois minutos após o previsto, segundo a TV da Nasa, que transmitiu a operação ao vivo.

A comunicação entre a ISS e o Discovery será aberta às 21h18 GMT (18h18 de Brasília), precisou a Nasa.

A última missão do Discovery é integrada pelo comandante Steven Lindsey, pelo piloto Eric Boe e pelos astronautas Alvin Drew, Michael Barratt, Steve Bowen e Nicole Stott.

O ônibus espacial leva peças de reposição e material para a instalação de um novo módulo da ISS. O "Módulo Permanente Multipropósito" proverá espaço para armazenamento extra e para realizar experimentos espaciais.

O Discovery também carrega o "Robonauta 2", criado de forma conjunta pela Nasa e General Motors e que se tornará um residente permanente da ISS. Os astronautas testarão como o Robonauta funciona na ausência de gravidade, antes de analisar como as atualizações podem ir preparando o robô até torná-lo um eficiente assistente espacial.

O ônibus espacial voltará à Terra em 7 de março e se tornará a nave que terá feito mais voos na história da navegação espacial.

Museu

O Discovery, que quando voltar à Terra passará a ser uma peça de museu, foi lançado pela primeira vez em 1984. Os outros dois ônibus espaciais da frota norte-americana, Atlantis e Endeavour, farão seu último voo também neste ano.

Quando o programa americano de ônibus espaciais chegar ao fim, neste ano, o programa de cápsulas espaciais Soyuz, da Rússia, será o único meio de transporte que os astronautas terão para ir e vir da ISS.

O Endeavor fará sua última missão em 19 de abril, e o Atlantis, em 28 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação